A partir da primeira etapa dos cursos sobre Queimada Controlada, ministrados por uma equipe de educadores do Programa de Educação Ambiental e Divulgação técnico-científica – PEA e técnicos do Sistema Nacional de Prevenção e Combates aos Incêndios Florestais – PREVFOGO (nível local e nacional), realizados no período de outubro e novembro de 1998, nos municípios de Caroebe, Caracaraí, Alto Alegre, Cantá e Iracema, todos em Roraima, fruto da parceria entre o IBAMA e o INCRA, foram identificadas novas demandas, com necessidade de atendimento aos demais projetos de assentamentos de responsabilidade do INCRA e do Governo Estadual assim como ampliar a abrangência dos cursos para grupos indígenas, envolvendo a FUNAI e as associações representativas destes grupos.
Neste sentido, as equipes do PEA e do PREVFOGO, buscando atender , gradativamente às demandas identificadas no Estado, elaborou proposta de curso sobre queimada controlada. Esta proposta, consolidada pela equipe central do PEA e do PREVFOGO, incorpora também, as contribuições da equipe do NEA/Roraima e de educadores do PEA.
A primeira etapa dos cursos teve início nos meses de novembro e dezembro de 1999 nos municípios de Iracema, Rorainopolis, Caracaraí, Alto Alegre, Pacaraima, Cantá, Mucajaí, Amajarí e Bonfim, atingindo um total de 359 agricultores e filhos de agricultores capacitados. A segunda etapa teve inicio em janeiro de 2000, finalizando em fevereiro.
Ao total foram capacitados 659 agricultores/filhos, que atuarão como multiplicadores nos projetos de assentamentos sobre a jurisdição do INCRA, e comunidades indígenas, contemplando um total de 8.500 famílias.
Para desdobramentos futuros acenou-se a capacitação em formação e ou fortalecimento de lideranças; projetos alternativos para criação de peixes e gestão comunitária dois recursos; assessoria técnica em agricultura consorciada (projeto piloto) utilizando os produtos da floresta, capazes da dar um retorno econômico e diminuir os impactos do desmatamento e da queimada.
Responsável: Arinalda Cordeiro de Almeida
Fone: (95) 623-9513 ramal 214 – Fax: (95) 623-9161
Fonte: Ibama