Turismo Verde em Roraima

As serras, florestas, cachoeiras e pinturas rupestres do Parque Nacional do Monte Roraima. A amplidão do lavrado, a mais bela savana amazônica e os rios e várzeas de Caracaraí. A natureza concedeu à Roraima belezas inigualáveis.

Roraima abriga em seu território extensas áreas de floresta tropical e as belas savanas amazônicas, conhecidas regionalmente como lavrado. Possui, ainda, rios em abundância, com cachoeiras, corredeiras e praias apropriadas ao ecoturismo. O estado tem a maior parte de seu território acima da linha do Equador.

O estado selecionou duas regiões para receber os investimentos do Proecotur: o nordeste do estado, onde está o Parque Nacional do Monte Roraima e os lavrados roraimenses, e a área de Caracaraí, cidade localizada às margens do rio Branco, o principal do estado.

É no Parque Nacional do Monte Roraima que está o ponto mais setentrional do país, a Serra do Caburaí, próximo à tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana. O parque ostenta formações geológicas de rara beleza, envolvidas por florestas, e acolhe nascentes de rios importantes da região, como o Cotingo, que exibe várias quedas d’água ao longo de seu curso. Nas rochas do parque é possível ver também registros de povos pré-históricos que habitaram a região. O Monte Roraima é um dos pontos mais elevados do país, com 2.875 metros de altitude. Próximos ao parque estão também o município de Uiramutã e a Serra do Sol, outro ponto culminante, com 2.400 metros de altitude.

Ao sul do parque nacional está a Serra do Tepequém, encravada no lavrado roraimense, no município de Amajari. Trata-se de uma formação vulcânica, em cujo topo há uma cratera onde funcionou o primeiro garimpo de diamantes do estado. O antigo caminho usado pelos garimpeiros para subir seus 1.400 metros de altitude funciona hoje como uma trilha para apreciadores de trekking. Região de nascentes, a Serra do Tepequém tem ainda as cachoeiras do Paiva e do Funil com atrativos adicionais.

No centro do estado, onde as savanas dão lugar à densa floresta tropical, está o município de Caracaraí. Situado às margens do rio Branco, Caracaraí é cortada por vários outros rios que formam extensas várzeas durante a estação chuvosa, atraindo grande variedade de animais. A região está protegida por várias unidades de conservação, entre as quais o Parque Estadual da Serra da Mocidade e o Parque Nacional do Viruá. Por conta dessas características ecológicas, Caracaraí tem em operação três hotéis de selva que alojam visitantes do mundo inteiro, especialmente praticantes da pesca esportiva.

Como chegar

Portão de entrada do pólo de Roraima, a capital Boa Vista conta com aeroporto internacional. A viagem de avião entre Brasília e a capital roraimense dura cerca de 4h50. Roraima é percorrida de norte a sul pela rodovia BR-174, que, partindo de Manaus (AM) passa pela Capital e chega até a fronteira com a Venezuela, onde conecta-se com outra estrada que vai até o caribe venezuelano. Entre Manaus e Boa Vista, são 785 quilômetros de estrada totalmente pavimentada, que dá acesso aos vários municípios do estado.

BOA VISTA

Roraima está localizado no extremo norte do país, tendo o Monte Caburaí como ponto mais setentrional do Brasil. Medição feita em 1985 comprovou que a grande serra, com 1.465 metros de altura, esta acima do Oiapoque.

Terra repleta de simbolismos, o nome Roraima significa Corajosa Mãe dos Ventos. A capital do estado, Boa Vista, surgiu no século 19, e teve origem no pequeno povoado existente às margens do rio Branco.

Na cidade, pode-se observar a perfeita geometria de suas ruas e avenidas, projetada pelo arquiteto, que se  inspirou nas linhas da capital francesa.

.

Para fazer um passeio pela cidade pode-se começar pela Praça do Centro Cívico, onde estão os principais prédios administrativos, hotéis e restaurantes. Em termos turísticos, a região oferece diversas alternativas para visitas interessantes, cada uma contando um diferente aspecto sobre a formação histórica de Boa Vista.

 

Igreja Matriz
Igreja Matriz.

O Monumento aos Garimpeiros, situado na Praça do Centro Cívico, é o mais famoso da cidade e homenageia todos que contribuíram para o desenvolvimento e progresso da região. Outra visita imperdível é ao Complexo Esportivo Ayrton Senna. A praça de 3 km é composta por quadras esportivas, bares, lanchonetes, restaurante, pistas de corrida e caminhada com muitas árvores, tornando local um bom atrativo para famílias e para quem busca vida saudável.

 

Monumento aos Garimpeiros
Monumento aos Garimpeiros.

A Praça das Águas está entre os pontos turísticos mais conhecidos de Boa Vista, com destaque para o monumento Portal do Milênio, construído na chegada do ano 2000. Este local possui praça de alimentação e um espaço reservado à diversão das crianças.

 

Praça das Águas
Praça das Águas.

Boa Vista reserva ainda aos seus visitantes grandes construções, como o prédio da Assembléia Legislativa de Roraima, Catedral Cristo Redentor, Palácio Senador Hélio Campos e Palácio da Cultura.

 

Catedral
Catedral.

 

 

A Orla Taumanan, localizada às margens do Rio Branco, possui centros de artesanato local, exposição de artes, restaurante de comidas regionais, além de oferecer visão privilegiada do Rio Branco.

 

 

Orla Taumanan
Orla Taumanan.

 

Belezas Naturais 

O Estado de Roraima abriga uma diversidade gigantesca de belezas naturais. Dentre formações rochosas de milhões de anos, a rios, lagos, florestas, cachoeiras e natureza a perder a vista de tamanha imensidão.

Com a mesma formação rochosa, a Serra do Tepequém também é ponto turístico. Por muitos anos o local foi ponto de extração de diamantes por garimpeiros. Possui cachoeiras, lagos naturais, orquídeas, Paraíso das Araras, Enseada da Anta (área conservada onde se observa vários animais). Existe ainda a Vila do Paiva, localizada  em cima da Serra, e a Vila do Cabo Sobral (onde são encontradas casas antigas e resquícios do garimpo que foi praticado no Tepequém), além de grutas e uma beleza incomparável.

Roraima conta ainda com  a Pedra Pintada, um sítio arqueológico com pinturas rupestres de centenas de anos, além de outros artefatos. Encontrada em reservas indígenas a visitação no sítio só é concedida pela  Funai.

As expedições  não acabam. A beleza do Rio Branco, com as praias que surgem durante o verão, o Bosque dos Papagaios,  área de 12 hectares com uma variedade de árvores, pássaros, trilhas. A reserva ecológica Ilha de Maracá, localizada a 100 km ao norte de Boa Vista, no município de Amajari, com rica fauna e flora.

Roraima é um dos estados brasileiros com maior população indígena. Dados do Conselho Indígena do Estado apontam 53.167 indígenas distribuídos pelas etnias Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Yanomami, Waimiri-Atroari, Wai-Wai, Taurepang, Patamona, Yekuana, Sapará. A população total de Roraima gira em torno de 450 mil habitantes.

 

.   Monte Roraima

Monte Roraima.

 

Expedição de Turismo

Roraima possui três empresas de Turismo Receptivo: Makunaima Expedições, Roraima Adventures e Verde Roraima Turismo, com expedições voltadas exclusivamente para quem deseja conhecer o Estado de Roraima.

Com roteiros de curta e longa duração, as empresas oferecem turismo de aventura, com atividades de ecoturismo, trekking, cicloturismo, montanhismo, canoagem, arvorismo e tirolesa. O City Tour, com passeios de barco e caiaque e visitas aos pontos turísticos de Boa Vista, contam um pouco sobre a história da cidade.

Algumas empresas, oferecerem ainda opção de personalizar o pacote da expedição, com visitas a comunidades indígenas, onde o visitante participa da cultura e costumes da comunidade.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente
www.portalamazonia.com.br