Ambiente Educação

Núcleos de Educação Ambiental - Tocantins

A Representação do IBAMA em tocantins, através do seu Núcleo de Educação Ambiental, vem desenvolvendo ações educativas ao longo dos municípios Araguaina, Gurupi, Natividade, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, proporcionando articulações junto a outras entidades como a ATM, SETAS, NATURANTINS/SEPLAN, SEDUC, UNITINS E RURALTINS, entre outros, no dsenvolvimento das ações comuns, dando apoio nos projetos, cursos de formação de multiplicadores em Educação Ambiental, fazendo com que as metas propostas no Programa Nacional de Educação Ambiental estejam presentes nas ações desenvolvidas com a sociedade.

Envie para um amigo

 

Assim, para superar obstáculos com relação aos procedimentos a serem aplicados, procura-se desenvolver uma prática de Educação Ambiental de forma generalizada, visto as distorções ocorridas com a temática educativa, onde se desenvolve no ser humano as habilidades, os conhecimentos, fazendo com este tome atitudes em defesa de um ambiente equilibrado e sustentável.

Em junho de 2015, o estado do Tocantins recebeu o Fórum Regional de Educação Ambiental. Com o tema “Interatividade Socioambiental na Bacia do Pomba”, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata - CIEA MG – ZM realizou o décimo quinto Fórum Regional de Educação Ambiental – ForEA, entre os dias 17 e 19 de junho. O evento reuniu cerca de 500 participantes no município de Tocantins.

O objetivo do Fórum é promover o envolvimento da sociedade por meio da educação ambiental, na busca de resultados, a partir do planejamento e efetivação de ações sobre temas relacionados aos problemas ambientais locais. Durante o Fórum, são discutidas e planejadas as demandas locais, destacando a potencialidades de cada região.

A abertura do evento contou com a participação de autoridades locais, professores e alunos das escolas públicas do município de Tocantins, que programaram apresentações artísticas em homenagem ao meio ambiente. Na parte da tarde, os participantes tiveram a oportunidade de participar de duas palestras, uma sobre água e outra sobre resíduos sólidos urbanos.

 

Abertura do Fórum de Educação Ambiental em Tocantins
Abertura do Fórum de Educação Ambiental em Tocantins.

Representando o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sisema, o Superintendente Regional da Zona da Mata, Alberto Felix Iasbik, falou da necessidade das pequenas atitudes, “a educação ambiental começa em casa e nas escolas. A melhoria da qualidade ambiental só poderá ser efetivada com a participação de todos”, explicou.

O prefeito do município, Antônio Carlos Dias, ressaltou que “pensar e debater educação ambiental é fundamental para a melhoria da qualidade de vida na cidade e isso depende do envolvimento de todos”. Segundo Dias, este é um momento que entra para a história de Tocantins.

O público do FerEA é formado por gestores ambientais municipais, representantes do poder público, sociedade civil organizada e empresas, sendo que as vagas são destinadas da seguinte forma: 70% para o setor formal de educação e 30% aos demais participantes.

Oficinas ForEA

As oficinas trabalharam temas como reaproveitamento de resíduos e inclusão social dos catadores, consumo consciente, produção de água e preservação deste recurso, entre outros, ligados à temática principal do evento.

Para a professora e diretora de escola, Janete de Almeida, do município de Guidoval, “o ForEA ajuda a despertar para a busca do conhecimento relacionado à educação ambiental. O importante agora é darmos continuidade a este aprendizado nas nossas escolas”.

O crescimento pessoal e profissional foi o destaque do evento para a professora de Tocantins, Luciene Nepomuceno.

Eventos paralelos

Nos três dias de evento, aconteceu a feira de municípios, um espaço oferecido para os 22 municípios da regional CIEA de Ubá mostrarem seus trabalhos.

Mais de 200 crianças se divertiram com o ForEA mirim, que teve distribuição de brindes educativos e teatros apresentados pelos Bombeiros e Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito.

 

Crianças receberam orientações sobre incêndios durante Fórum
Crianças receberam orientações sobre incêndios durante Fórum.
Foto por Renata Fernandes.

A secretária de Educação de Tocantins, Rebeca Toledo, ressaltou que o município disponibilizou cerca de 200 funcionários para participarem do ForEA. “Com o evento esperamos que haja ainda mais ações de educação ambiental nas nossas escolas. Este é, sem dúvida, um evento fundamental para a conscientização de toda a sociedade”, disse. Em 2015 estão confirmados ForEAs, em Vieiras e Matipó, em julho; Olaria, em setembro e Juiz de Fora, previsto para dezembro.

 

Fonte: Ibama www.meioambiente.mg.gov.br



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Mundo Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.