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Agricultura Orgânica

Princípios Ambientais e Sociais de Origem

Se considere que o novo sistema de produção deve ter espaço para as respostas inovadoras dos agricultores às circunstâncias e às suas necessidades e às de sua terra, uma habilidade que normalmente é adquirida depois de muitos anos e começando na infância.

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Artigos

O Brasil e o Protocolo de Kyoto

O Brasil atualmente é signatário de vários tratados internacionais ambientais, entre eles o Protocolo de Kyoto, originado na COP 3 (Japão, 1997), e direcionado principalmente para a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera global.

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Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Acre

O Núcleo de Educação Ambiental, vêm desenvolvendo projetos de Educação Ambiental, que abrangem grande parte dos seus municípios como Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, Assis Brasil, Rodrigues Alves etc. Tais projetos são desenvolvidos em parceria com órgãos do Estado como CENAQUA , SEDUC, SEMEC, EMATER, SOS Amazônia, FUNAI,

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Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Piauí

O Núcleo de Educação Ambiental do IBAMA no Piauí desenvolve trabalhos educativos em diversos municípios do Estado. O Piauí tem uma área de 252.378 Km2, 221 municípios e uma população de 2.734.152 habitantes (est-1999). De acordo com o IBGE/1996, o índice de analfabetismo é de cerca de 35%, e o Índice de Desenvolvimento Humano é o mais baixo do país (Relat.PNUD/1998).

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Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Ceará

Os problemas ambientais vivenciados no Estado do Ceará são inerentes as características ambientais de seu território, 573 km de litoral, mais 75 % encravado no semi-árido e pequenas, mas significativas, ilhas de serras úmidas que prestam importante papel nas regulações ecológicas e relações sócio-ambientais por suas populações. Esse perfil ambiental, aliado as políticas a ele direcionadas vem, historicamente, acarretando danos ambientais comprometedores aos ecossistemas e principalmente, desarticulando culturalmente populações tradicionais (agricultores, camponeses, pescadores, etc.), influenciando sensivelmente a qualidade de vida atual e de expectativa futura do mesmos como sociedade sustentável.

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Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Amazonas

A Representação Estadual do IBAMA em Manaus/AM, através de seu Núcleo de Educação Ambiental, promove e apoia ações educativas, através das possíveis interfaces ou relações intersetoriais no âmbito das atividades de gestão ambiental, tem trabalhado principalmente a qualificação de recursos humanos, formando multiplicadores em educação ambiental (público multidisciplinar e interinstitucional), agentes ambientais voluntários (lideres comunitários) e mirins (escolares de 10 a 14 anos)

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Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Roraima

A partir da primeira etapa dos cursos sobre Queimada Controlada, ministrados por uma equipe de educadores do Programa de Educação Ambiental e Divulgação técnico-científica – PEA e técnicos do Sistema Nacional de Prevenção e Combates aos Incêndios Florestais – PREVFOGO (nível local e nacional), realizados no período de outubro e novembro de 1998, nos municípios de Caroebe, Caracaraí, Alto Alegre, Cantá e Iracema, todos em Roraima, fruto da parceria entre o IBAMA e o INCRA, foram identificadas novas demandas, com necessidade de atendimento aos demais projetos de assentamentos de responsabilidade do INCRA e do Governo Estadual assim como ampliar a abrangência dos cursos para grupos indígenas, envolvendo a FUNAI e as associações representativas destes grupos.

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Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Amapá

As questões ambientais no Estado do Amapá, apresentam problemas diversificados, decorrentes , principalmente, do fluxo migratório de outras regiões, fazendo-se necessário o desenvolvimento de programas e projetos de Educação Ambiental direcionadas e integradas aoensino formal e não formal, com a participação da sociedade civil, OEMAS, ONGs.

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Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Paraíba

A Paraíba é um estado da Região Nordeste onde o processo de desenvolvimento tem ocorrido lentamente. A maior parte de sua economia ainda reside na produção agro-pastoril, comércio e algumas industrias de transformação.