Núcleos de Educação Ambiental – Paraná

 

A Representação do IBAMA no Paraná, através do seu Núcleo de Educação Ambiental, tem buscado nivelar as ações de Educação Ambiental nas diferentes áreas de abrangência(Unidades de Conservação e Unidades Descentralizadas), norteando as suas atividades para o estabelecimento de um programa integrado de E.A. , tendo em vista que as ações de educação ambiental se dão de forma desarticulada das demais esferas do Estado.

Dentre os projetos desenvolvidos pela NEA, tem-se: Curso de Agentes Multiplicadores das Unidades Descentralizadas da SUPES/PR, em parceria com o NURH/DEREH/DIDER; Curso de Capacitação de Fiscais e Educação Ambiental da APA de Guaraqueçaba em parceria com o NURH e APA Guaraqueçaba; Capacitação de Professores, Representantes dos Municípios Lindeiros, Funcionários do PARNA do Iguaçu com participação da FOZTUR, Zoológico e Parque das Aves de Foz do Iguaçu para a formação de Agentes multiplicadores em defesa do Parque Nacional do Iguaçu; e ainda, ITAIPU, SEMA, SEED e Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Dentre eles, o Projeto Capacitação de Professores e Agentes Multiplicadores da região de abrangência do Parque Nacional do Iguaçu tem uma relevante importância, pois este – elevado à condição de patrimônio natural da humanidade pela UNESCO em 1986 – é o último grande remanescente das florestas pluviais subtropicais do Brasil e um importante patrimônio genético destes recursos naturais. Como tal, tem sido alvo de frequentes agressões como incêndio, caça ilegal, roubo de madeira, pesca predatória e o recente episódio da invasão da área do Parque para reabertura da Estrada do Colono. Agressões estas, sofridas – na maioria das vezes – pela população dos municípios do entorno da Unidade, o que justifica a necessidade de um trabalho de Educação Ambiental que estreite as relações da comunidade com o PARNA, na perspectiva de uma gestão participativa desta Unidade de Conservação.

 

Responsável: Jonel Nazareno Iurk
Fone: (41) 225-7588 – Fax: (41) 225-7588

Fonte: Ibama