Mata Atlântica: avaliação do esforço de conservação, recuperação e uso sustentável dos recursos naturais

qq

Objetivos

– Reunir, publicar, analisar e divulgar experiências de conservação, recuperação e uso sustentável na Mata Atlântica, executadas a partir de 1990 por órgãos públicos, organizações não governamentais, instituições de pesquisa públicas e privadas, empresas, movimentos sociais e demais atores atuantes no Bioma.
 
– Promover uma avaliação dos principais programas de financiamento, públicos e privados, que possuem linhas de apoio a projetos de organizações não governamentais, a partir de 1990.

Objetivos Específicos

– Realizar e divulgar uma avaliação global do esforço de conservação, recuperação e uso sustentável na Mata Atlântica, incluindo volume de recursos financeiros aplicados, quantidade de organizações envolvidas, empregos diretos e indiretos viabilizados, área total recuperada e/ou manejada, principais espécies da fauna e da flora beneficiadas, distribuição geográfica das ações, principais dificuldades enfrentadas, etc.

– Tornar estas informações disponíveis através de uma publicação que contenha uma ficha resumo de cada experiência levantada e uma análise global dos resultados.

– Elaborar um cadastro de todas as instituições responsáveis pelas experiências reunidas, disponíveis a todos os interessados.

– Constituir um sistema de informação geográfica das experiências reunidas no âmbito do projeto, a fim de tornar possível analisar regiões de concentração e de falta de ações conservacionistas.

– Realizar um seminário para análise dos programas de financiamento, públicos e privados, que possuem linhas de apoio a projetos de ONGs, de forma a identificar grau de eficácia e problemas de implementação.

– Elaborar um conjunto de propostas de aprimoramentos e redefinição de prioridades estratégicas para o Pronabio (Programa Nacional da Diversidade Biológica), FNMA (Fundo Nacional do Meio Ambiente), PD/A-PPG7, Funbio, entre outros.

qq

Metodologia

O projeto “MATA ATLÂNTICA: Avaliação do Esforço de Conservação, Recuperação e Uso Sustentável dos Recursos Naturais” está previsto para ser desenvolvido e três etapas: (i) reunião e avaliação global das experiências; (ii) Seminário de análise global dos resultados da etapa 1, critérios e procedimentos para avaliação da efetividade de projetos identificados e dos principais programas de financiamento, públicos e privados, destinados a projetos de organizações não governamentais a partir de 1990; e, (iii) avaliação da efetividade de projetos desenvolvidos a partir da visita e documentação de experiências selecionadas.

Etapa 1 – Reunião e Avaliação Global das Experiências

– Reunião das experiências: nesta etapa será divulgada amplamente uma chamada para inscrição de experiências (com texto explicativo da proposta e os resultados esperados, a fim de estimular a participação) através das malas diretas da Rede de ONGs da Mata Atlântica, Conselho Nacional da Reserva da Biosfera e seus Comitês Estaduais, ABEMA (Associação Brasileira de Entidades Governamentais de Meio Ambiente), FNMA, PD/A, Funbio, Pronabio, Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais, Projeto Biota/SP, entidades não governamentais, entre outros. Além das malas diretas acima mencionadas, que conterão um formulário para preenchimento com sistema de carta-resposta, o mesmo estará disponível na internet para ser preenchido “on line”. Será, ainda, solicitado ao maior número possível de organizações que possuam site na Internet, que coloquem um link para a página do projeto, de forma a ampliar significativamente o número de instituições atingidas pela chamada de inscrição.

– Registro e organização das experiências reunidas: todas as experiências reunidas s=”margin-bottom: 0cm;”>Será dada especial atenção a divulgação e implementação dos resultados do presente projeto.

O Catálogo das Experiências será lançado publicamente no segundo dia do Seminário Nacional, em entrevista coletiva amplamente divulgada, através de assessoria de imprensa profissional, e evento público em local a ser definido.

As propostas e recomendações do seminário serão publicadas através de uma Revista Especial da Rede de ONGs da Mata Atlântica, com tiragem de 3.000 exemplares, e nos veículos das organizações responsáveis pela organização e desenvolvimento do projeto. Além disto, serão levadas ao Ministério do Meio Ambiente, em audiências especificamente solicitadas para este fim e diretamente aos fundos analisados, através dos representantes de ONGs em seus conselhos.

Todos os resultados serão, ainda, disponibilizados via site do projeto na Internet.

Produtos

– Banco de Dados (formato “Access”) contendo a totalidade dos formulários e o cadastro dos responsáveis pelas experiências reunidas. A base de dados será disponibilizada, gratuitamente no formato digital, às entidades filiadas à Rede, CNRBMA e WWF, bem como a todas as instituições que colaboraram enviando informações.

– Catálogo das Experiências impresso, com tiragem de 1.000 exemplares, duas cores, com conteúdo conforme anteriormente descrito. O Catálogo será distribuído às principais instituições públicas e privadas de apoio a projetos, imprensa, entidades filiadas à Rede, CNRBMA e WWF, bem como a todas as instituições que colaboraram enviando informações.

– Mapa do Esforço de Conservação da Mata Atlântica, na escala 1:5.000.000, impresso no formato poster, 4 cores, com tiragem de 2.000 exemplares, contendo: (i) área de abrangência original da Mata Atlântica; (ii) distribuição de suas principais fitofisionomias; (iii) área remanescente (dados da SNE e SOS Mata Atlântica/INPE/ISA para 1990); e, (iv) experiências reunidas pelo presente projeto, classificadas por tipo de intervenção e instituição executora. As informações i, ii, e iv serão passíveis de distribuição também no formato digital.

– Revista Espacial da Rede de ONGs da Mata Atlântica, com tiragem de 3.000, duas cores, contendo a síntese das análises

Ambiente Brasil