Ensino Infantil e Fundamental – Recife – Pernambuco

 

q

Olá amigos educadores, pais e alunos queridos

É com grande alegria que colocamos na Internet, essas páginas reunidas que se inter-relacionam em seus conteúdos e abordam temas pedagógicos/educacionais, artísticos, ambientais, sociais/espirituais, etc., numa concepção bastante ampla e holística.

Achamos importante abordar esses temas no universo pedagógico/escolar, por acreditarmos que as discussões em torno deles podem ajudar nosso combalido planeta a resgatar uma vida melhor para todos seus habitantes. É uma forma de colaborar com a melhora do “TODO”. Afinal, as crianças de hoje, serão os adultos responsáveis pela Vida na Terra amanhã.

Para um Mundo de Paz, nada como prepará-las já para uma convivência de Harmonia com seus semelhantes e de respeito ao Planeta e a todos os reinos da Natureza… Essa é a senda que trilhamos nos caminhos da educação desde 1995, quando iniciamos desenvolvimento de projetos educacionais nas escolas da Rede Privada do Recife, inicialmente com o uso de tecnologias, informática e Internet e depois também, congregando práticas de atenção/concentração, desenvolvimento da criatividade, artes, música, teatro, sensibilização corporal, recreação.

Tenho percebido o grande valor, da filosofia da Pedagogia Holística “Waldorf”, baseada na Ciência Antroposófica – de Rudolf Steiner e do trabalho de “Alfabetização Criadora” – de Myriam Didier, para os dias de hoje, na Educação. Você vai encontrar nesse site, links para saber mais sobre estas linhas educacionais que estudam o homem relacionando-o com a Natureza e respeitando o aluno como ser total-integral-espiritual, gerador de cultura.

A humanização e contextualização do uso das tecnologias no ensino é meu tema para pesquisa no Curso de Mestrado em Educação da UFPE, que estou cursando neste ano. Minha monografia, entregue para obtenção do grau em Especialista em Informática na Educação está à disposição neste site, para consulta online ou download. Ela trata do mesmo tema, “Noções de Meio Ambiente para o ensino fundamental, numa perspectiva humanizadora do uso das tecnologias informacionais”.

As comunicações online que ocorreram neste site em 1999, serviram de base para a pesquisa. E você, caro leitor-internauta, com sua participação ativa nessa rede de comunicações, faz parte desse trabalho de construção histórica do uso da Web na Educação!

Pretendemos que nossa tese seja um instrumento de conscientização para todos os alunos envolvidos e professores participantes da pesquisa, verdadeiramente desencadeador de transformações e reais mudanças comportamentais nos aspectos ambiental, humano e social no cenário pernambucano e educacional.

 

Redação Ambiente Brasil