A Importância de Estudar o Solo

A importância de estudar o solo, se deve ao fato dele ser um componente fundamental do ecossistema terrestre, além de ser o principal substrato utilizado pelas plantas para seu crescimento e disseminação, fornecendo nutrientes e água.

Qual é o conceito de solo?

O solo é criado ao longo de um longo período de tempo, por meio da deposição de minerais e matérias orgânicas, que vão se unindo em camadas através da influência da chuva, vento, calor, frio e de organismos (minhocas, formigas, bactérias, cupins e fungos).

Além disso, o solo exerce uma série de funções ao ecossistema, destacando-se as seguintes:

  • Regulação da distribuição, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação;
  • Armazenamento e ciclagem de nutrientes para as plantas e outros elementos;
  • Ação filtrante e protetora da qualidade da água e do ar.
Solo como fator essencial para o crescimento da vida. A Importância de Estudar o Solo
Solo como fator essencial para o crescimento da vida.

O que é o perfil do solo?

O perfil do solo é definido por horizontes que o compõem, dando toda uma particularidade de características e formação ao longo do tempo deste elemento.

Perfil do solo. A Importância de Estudar o Solo.
Perfil do solo. Fonte: Wikimedia Commons.

Os horizontes são classificados como:

  • Horizonte C: Primeira zona, conhecida como a de transição entre o solo e a rocha, formada por alguns sedimentos maiores de decomposição da rocha;
  • Horizonte B: Zona de composição majoritariamente mineral, com acumulação de argila e oxi-hidróxicos de ferro e alumínio;
  • Horizonte A: Zona composta por minerais oriundos da rocha original, normalmente, tem boa quantidade de material orgânico decomposto;
  • Horizonte O: É a zona orgânica e mais superficial, formada a partir da decomposição de materiais orgânicos de origem animal e vegetal.

Degradação do Solo

Como recurso natural dinâmico, o solo é passível de ser degradado em função do uso inadequado pelo ser humano, condição em que o desempenho de suas funções básicas fica severamente prejudicado. Tal fator, acarreta em interferências negativas ao equilíbrio ambiental, como por exemplo:

  • Diminui drasticamente a qualidade vida nos ecossistemas;
  • Perda da produtividade agrícola;
  • Aumento da erosão;
  • Compactação do solo;
  • Redução da oferta de alimento aos seres vivos;
  • Redução da vegetação na região;
  • Diminuição da taxa de infiltração da água no solo.
Solo degradado. A Importância de Estudar o Solo.
Solo degradado.

O Estudo do Solo

Atividades do Projeto

O estudo científico do solo, a aquisição e disseminação de informações do papel que o mesmo exerce na natureza e sua importância na vida do homem, são condições primordiais para sua proteção e conservação, e uma garantia da manutenção de meio ambiente sadio e autossustentável.

No entanto, o espaço dedicado a importância de estudar o solo é frequentemente nulo ou relegado a um plano menor nos conteúdos de ensino fundamental e médio, tanto na área urbana como rural.

A população em geral desconhece a importância do solo, o que contribui para ampliar processos que levam à sua alteração e degradação.

Vários estudos mostram que há uma grande lacuna no ensino de solos nos níveis fundamental e médio.

O conteúdo “solo” existente nos materiais didáticos, normalmente está em desacordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e, frequentemente, encontra-se desatualizado, incorreto ou fora da realidade brasileira.

Este conteúdo é ministrado de forma estanque, apenas levantando aspectos morfológicos do solo, sem relacionar com a utilidade prática ou cotidiana desta informação, causando desinteresse tanto ao aluno quanto ao professor.

Objetivos do Projeto Solo na Escola
  • a) Desenvolver material didático sobre solos para o ensino fundamental e médio;
  • b) Capacitar professores do ensino fundamental e médio a compreender e ensinar o tema solos;
  • c) Criar mecanismos que permitam e incentivem a visitação de escolares e professores à universidade para ampliar o conhecimento de solos. Equipe do Projeto Prof. Dr. Valmiqui Costa Lima, Prof. Dr. Vander de Freitas Melo, Prof. Dr. Luiz Cláudio de Paula Souza, Prof. M.Sc. Angelo Evaristo Sirtoli, Prof. M.Sc. Marcelo Ricardo de Lima. Alunos monitores, bolsistas e estagiários do Setor de Ciências Agrárias, UFPR.
 Atividades do Projeto
  • a) Organização de um Museu Didático de Solos;
  • b) Realização de cursos de extensão universitária;
  • c) Produção de material didático para ensino fundamental e médio;
  • d) Disponibilização de informações sobre solos através da Internet.
Solicitação de Informações sobre este Projeto deve ser encaminhada para:
  • Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Agrárias Departamento de Solos e Eng. Agrícola – Projeto Solo na Escola;
  • Rua dos Funcionários, 1540 – Bairro Juvevê CEP 80035-050 – Curitiba – PR;
  • Telefone: (41) 350 5649;
  • E-mail: escola@agrarias.ufpr.br;
  • Site: www.agrarias.ufpr.br/~escola.

Maria Beatriz Ayello Leite
Redação Ambientebrasil