Estruturação da Rede Pantanal de Educação Ambiental

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Resumo

O projeto “ESTRUTURAÇÃO DA REDE PANTANAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL” pretende implantar e fortalecer a Rede Pantanal de Educação Ambiental através de um conjunto criativo de ações locais, descentralizadas mas coordenadas por decisões colegiadas, embasadas no conhecimento técnico-científico e tendo como princípio a qualidade da informação e sua democratização por meio de vários instrumentos de comunicação. A iniciativa, que desconsidera os limites geopolíticos sobre o ambiente natural, visa suprir uma necessidade de ambos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde se faz presente mais de 80% do Pantanal – indiretamente pretende atingir também as áreas do Pantanal no Paraguai e Bolívia. A inexistência de uma rede articulada específica para tratar das questões ambientais, voltadas para o processo de Educação Ambiental, leva a uma grande carência para ações de proteção e conservação da peculiar biodiversidade do Pantanal, reconhecidamente a maior planície alagável do mundo, de vital importância para o sustento de comunidades tradicionais, ribeirinhas e indígenas biodiversidade. Tal iniciativa faz jus aos títulos que a região recebeu recentemente: Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera Mundial.

O projeto pretende implantar e fortalecer a Aguapé – Rede Pantanal de Educação Ambiental em área de abrangência da Bacia do Alto Paraguai (BAP), através de um conjunto criativo de ações locais, descentralizadas mas coordenadas por decisões colegiadas, embasadas no conhecimento técnico científico e tendo como princípio a qualidade da informação e sua democratização por meio de vários instrumentos de comunicação.

Para a estruturação da Aguapé – Rede Pantanal de Educação Ambiental foram definidos 10 municípios-pólo onde acontecerão as ações do projeto: Cáceres (MT), Santo Antônio do Leverger (MT), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Aquidauana (MS), Coxim (MS), Jardim (MS), Corumbá (MS) e Porto Murtinho (MS). A Aguapé, no entanto, deve se expandir para todo o Pantanal e intercambiar informações e ações com outras redes de Educação Ambiental do Brasil.

Metas e Produtos Esperados

São cinco grandes metas, que serão atingidas mediante o desenvolvimento de uma série de atividades. Para sua estruturação e detalhamento das metodologias para a execução das atividades foram feitas seguidas reuniões na Ecoa com as instituições parceiras as quais se responsabilizaram por um conjunto de tarefas para a construção coletiva do projeto. Deste modo o que está adiante apresentado decorre de intensas discussões e troca de experiência. Por fim, a distribuição das atividades previstas e estabelecimento das coordenações das metas foram feitos de forma participativa, respeitando-se a experiência e as aptidões e quadro técnico de cada parceira, cuidando-se para descentralizar o uso dos recursos financeiros segundo programação orçamentária adequada para o cumprimento das atividades compactuadas.

Para que os objetivos deste projeto se concretizem serão realizadas as metas com os seguintes produtos esperados:

1) Diagnóstico da Situação da Educação Ambiental no Pantanal

Prazo de execução: primeiros 4 meses da execução do projeto.

Produtos esperados: Diagnóstico do cenário da educação ambiental nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, apontando os principais agentes e a catalogação das principais instituições; produção de dois relatórios com lista e plano de sustentabilidade da Rede Pantanal de Educação Ambiental.

2) Difusão de Informações e Notícias Socioambientais

Prazo de execução: 18 meses

Produtos esperados: Disponibilização on-line das informações ao público sobre os aspectos técnicos, conceituais e pedagógicos da educação ambiental, além de disponibilização de notícias socioambientais, produtos e informações geradas pela Rede Aguapé; produção e distribuição de informações regulares sobre práticas de educação ambiental; produção de 9 edições impressas de revista informativo-noticiosa com periodicidade bimestral; produção e difusão de conhecimento técnico em educação ambiental, com a confecção de artigos elaborados por técnicos que atuam na área de meio ambiente/educação ambiental/educação.

3) Capacitação de Agentes Multiplicadores para gestão e educação Ambiental em Rede

Prazo de execução: 6 meses

Resultados esperados: Curso de capacitação para trabalho em rede aliado à Educação Ambiental com 30 vagas gratuitas, sendo que 20 estão garantidas para a participação de dois representantes moradores dos 10 municípios-pólo definidos no projeto; o curso é dividido em três módulos: 1-Estratégia de organização e manutenção em redes; 2-Política Ambiental, Legislação e educação Ambiental em Rede e 3-Planejamento e Gestão Ambiental em Rede. Serão dois meses para cada módulo, com aulas teóricas nos três iniciais e nos dois últimos. Durante o intervalo entre as aulas teóricas, os alunos desenvolverão atividades práticas demonstrativas, além de se articularem com os atores da educação ambiental local.

4) Animação da Rede, Articulação e Mobilização

Prazo de execução: 18 meses

Resultados esperados: Promoção de 10 reuniões multidisciplinares e de articulação; realização de 10 visitas técnicas; realização de 6 seminários temáticos; realização de 6 oficinas de intercâmbio.

A Aguapé – Rede Pantanal de Educação Ambiental estará organizada de forma descentralizada. Os instrumentos a serem criados por meio de Sítio Web, Lista de Discussão On line e comunicação via fax, telefone e correio eletrônico permitirão a permanência e a participação democrática de membros da rede virtual, a ECOA estabeleceu parcerias com as entidades Universidade Federal de Mato grosso do Sul (UFMS), Secretaria de Estado de Educação de MS (SED/MS), Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável – Centro Oeste (IBISS-CO), Mulheres em Ação no Pantanal. (MUPAN) e Instituto de Meio Pantanal (IMAP/MS) que visam assegurar a qualidade de produtos gerados e das informações e dados a serem divulgados.

Foi criada também a categoria de “Associado” à rede, na qual pessoas físicas ou jurídicas poderão se tornar membros da rede e participar de discussões, eventos e atividades, bem como receber materiais produzidos como revista impressa, relatórios, diagnóstico e demais informações geradas pelas ações da rede sem ônus para si.

Redação Ambiente Brasil