Tecendo Redes de Educação Ambiental na Região Sul Rede Sul-brasileira de Educação Ambiental (REASul)

Descrição do Projeto

O projeto Tecendo Redes de Educação Ambiental na Região Sul – REASul é coordenado pela Fundação Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, no âmbito do edital 007/2002 (Estruturação de Redes Multi-institucionais de Educação Ambiental) promovido pelo – FNMA, em março de 2002.

A proposta visa integrar as ações em educação ambiental (EA) desenvolvidas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal a criação e consolidação de uma Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul), utilizando-se da formação de redes e de websites, para difusão de informações, conhecimentos, práticas educacionais e desenvolvimento de metodologias em EA. Para tanto, irá promover um diagnóstico do estado da arte em EA na região Sul; desenvolver a cooperação técnica de serviços de informação e comunicação eletrônica entre as instituições participantes, com o Sistema Brasileiro de Informação sobre Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis – SIBEA, a Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA, e outras redes estaduais; e fomentar a estruturação e o fortalecimento de elos regionais e núcleos de pesquisa em EA.

Metas

A dinâmica para implantação do projeto e a estrutura de funcionamento da REASul pode ser melhor explicada a partir do detalhamento das metas do projeto, abaixo descritas.

Meta 1

Criação, gestão e consolidação da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul), e estruturação, manutenção e ampliação de seu website.

A estratégia a ser empregada para implantação da REASul, e com ela o lançamento de sementes de idéias para a criação de redes estaduais e temáticas, terá como base inicial a implantação da Comissão de Gestão Participativa (CGP) e estruturação de uma secretaria executiva. Cada uma das 5 instituições envolvidas no projeto indicará um representante para a CGP (mais o coordenador técnico) que se reunirá fisicamente a cada trimestre, e efetuará, também, debates através de lista eletrônica de discussão.

Todas as atividades do projeto e da REASul serão disponibilizadas em um site hospedado na UNIVALI (que já mantém o site da REBEA), planejado e mantido por um webdesigner, que também será responsável pela instalação do Fórum virtual da REASul, principalmente, nas metas 2 e 3.

Meta 2

Realização de diagnósticos do estado da arte em EA (programas, projetos, práticas educativas e materiais produzidos) de instituições de ensino, órgãos governamentais e não-governamentais, associações e entidades e dos especialistas / pesquisadores / docentes / ambientalistas atuantes na região Sul e sua disponibilização para o piloto do SIBEA e integrada ao site da REASul. Na realização deste diagnóstico, inicialmente, serão utilizados os dados contidos na Ecolista e demais cadastros/mailling disponíveis em órgãos públicos. Serão remetidos pelo correio 3.000 formulários (1.000 em cada estado) para coletar dados para a REASul e o SIBEA.

Meta 3

Estruturação e fomento de elos estaduais e núcleos de EA locais para realização de cursos/oficinas de capacitação, encontros regionais e seminários de avaliação,- tanto presencial quanto a distância-, visando a estruturação, ampliação e consolidação da REASul e de outras redes, e preparação de agentes/educadores em EA para o uso pedagógico de redes informacionais.

Serão efetuados contatos e visitas às instituições de ensino superior (IES) ligadas as 12 entidades pertencentes à Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE (www.acafe.rct-sc.br) em Santa Catarina, a Associação das Instituições do Ensino Superior do Rio Grande do Sul (AIES/RS) e na rede de fundações no Paraná, visando a distribuição dos formulários de diagnóstico, o estabelecimento de contatos e a celebração de Termos de Cooperação Técnica entre os proponentes da REASul e prováveis integrantes da rede. Também serão oferecidos 5 cursos e oficinas de capacitação em EA, de forma presencial e por meio da utilização de redes eletrônicas de teleconferência.

Com o fortalecimento dos elos regionais pretende-se propor a implantação de Grupos de Trabalho em EA, que seriam ampliados em pelo menos um Seminário por estado. Nestes seminários serão apresentados os resultados parciais das informações coligadas na meta 2 do projeto. também nos seminários será proposta a organização de grupos de trabalho (GT) sobre temas específicos, como a sustentabilidade, formação de professores/agentes/educadores ambientais, produção de materiais educativos para EA, dentre outros. Além destes Seminários estaduais, serão organizados dois encontros interinstitucionais de avaliação do projeto da REASul.

Meta 4

Criação de mecanismos de divulgação/difusão das informações sobre atividades e projetos de EA na região Sul, visando o fortalecimento de elos regionais e núcleos de EA, o aprimoramento e a capacitação dos mantenedores e usuários.

Nesta meta será fomentada a organização de grupos interinstitucional de pesquisa, produção e divulgação de materiais educativos e audiovisuais e de tecnologias para EA, bem como a difusão das atividades da REASul e do diagnóstico realizado na meta 2 por meio eletrônico (Revista da FURG) e publicações. Também haverá a produção e difusão de programas educativos de EA para rádio, TV, meio eletrônico (website das redes) e materiais impressos e audiovisuais já existentes.

Ao final do projeto, será editado um número especial em revistas mantidas pela UNIVALI e FURG, contendo artigos que descrevam a experiência com o projeto. Da mesma forma, serão produzidos e distribuídos CD Rooms com os resultados da análise do diagnóstico realizado pela REASul. E, finalizando esta meta, a REASul também prestará sua colaboração à REBEA no sentido de produção de conteúdo e na distribuição do Jornal “O Educador Ambiental”.

Resultados Esperados

Ao término do projeto espera-se atingir os seguintes resultados:

  • Criação e expansão da Rede de Educação Ambiental da Região Sul (REASul);
  • Fomentar a criação e manutenção das Redes paranaense, catarinense e gaúcha de EA e de sites das redes estaduais e de listas de discussão;
  • Realização de um amplo diagnóstico sobre o estado da arte da Educação Ambiental nos estados da região Sul e sua disponibilização no SIBEA e site da REASul;
  • Estruturação, alimentação e manutenção de dados no âmbito do SIBEA;
  • Organização de Elos estaduais e implantação de Núcleos locais de EA nos três estados;
  • Fortalecimento da articulação presencial e virtual com o FNMA, REBEA e integração com demais redes estaduais e redes temáticas;
  • Fortalecimento da cooperação entre instituições de ensino, órgãos governamentais, ONGs, as Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental e Comissões estaduais e locais da Agenda 21 e de Bacias Hidrográficas;
  • Criação e difusão de programas educativos de EA para Rádio e TV, e distribuição de CD Rooms com os resultados do diagnóstico realizado pela REASul;
  • Criação de pelo menos 5 Elos em cada estado e pelo menos 15 Núcleos de EA locais nos três estados, para fortalecer a criação e desenvolvimento da REASul e das futuras redes estaduais, para apoio e realização de atividades e cursos, como também divulgação e distribuição de materiais educativos;
  • Participação de representantes da REASul em pelo menos um Encontro de EA em cada estado e na organização do II Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental.

Participação do Mater Natura no Projeto

É um dos parceiros e co-executor das metas da REASul no estado do Paraná, sendo a Fundação Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) a proponente do projeto.

Financiador

Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) / Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Equipe Executora/Coordenação Técnica

Antonio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI)

Secretário Executivo

João Moya Neto

Coordenadores dos Estados:

Paraná – Karina Luiza de Oliveira (Mater Natura)

Santa Catarina – Antonio Fernando Silveira Guerra (UNIVALI)

Rio Grande do Sul – José Vicente de Freitas (FURG)

Técnicos Responsáveis:

Anabel de Lima (Mater Natura), Regina S. Peres (Mater Natura), Ana Maria Torres (CEPSUL/IBAMA – SC), Martha Tresinari Bernardes Wallauer (NEA/IBAMA-SC)

Consultores:

Gilberto da Silva Luy, José Erno Taglieber, Michéle Sato.

Colaboradores:

André Luiz Raabe, Arion de Castro Kurtz dos Santos, Cesário Pereira, Claudio Nova Cruz Bandeira, Dailey Fischer, Débora Laurino Maçada, Genoina Battistini de Pinho, Estela Maris Giordani, José Mauro Junglhaus, Marco Antonio Pinheiro, Maria do Carmo Galiazzi, Luiz Alberto Fernandes, Paulo Aparecido Pizzi, Rosemeri Carvalho Marenzi, Silvana de Andrade, Solange Puntel Mustafa, Susana Inês Molon, Yara Christina.

Instituições Parceiras da UNIVALI na execução do Projeto: MATER NATURA – Instituto de Estudos Ambientais; Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros (CEPSUL/IBAMA); Núcleo de Educação Ambiental (