Núcleos de Educação Ambiental – Distrito Federal

 

O Núcleo de Educação Ambiental, está desenvolvendo atividades de Educação Ambiental, em APAs do DF, voltadas para a gestão de recursos hídricos. Dentre elas merece destaque a Área de Proteção Ambiental do Rio Descoberto, Parque Nacional de Brasília e Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu, todas de grande importância quanto ao fornecimento de água para população do DF e Entorno.

A APA do Descoberto conta com um lago de 17 KM2 , abastecendo, hoje, 60% do DF. No entanto, seus rios e cabeceiras contam com baixa disponibilidade de água superficial e subterrânea. Por outro lado, apesar da grande extensão da Bacia do Descoberto, 444 KM2, 225 KM2 da área do DF pertencem ao Projeto Integrado de Colonização Alexandre Gusmão, núcleo agrícola responsável por cerca de 50% do abastecimento de hortifrutigranjeiros do DF.

Já a APA do Rio São Bartolomeu, possui 84.100 ha, sendo a maior APA da região, tendo como finalidade servir como fonte de água para as futuras gerações do DF.

Por tudo isto, é forte o impacto ambiental sobre a Bacias Hidrográficas do Descoberto e do São Bartolomeu, não só pela pressão urbana mas também pela forma como são usados o solo e a água nestas regiões. O IBAMA, através do NEA/DF, CNPT e DICOE/DIREC, juntamente com a EMATER e a UnB, antes de passar a administração da APA do São Bartolomeu para a SEMATEC, já desenvolviam o Projeto Rajadinha com esta finalidade. Agora, tentar-se-á com a participação da SEMATEC, dar continuidade ao projeto, envolvendo não só a permacultura mas também a recuperação de áreas nativas degradadas. Para isso, será feita articulações internas(SUPES/DF, DEUC/DICOE, CNPT, PNB) e externas como SEMATEC, CAESB, EMATER, PROVE, Escola da Natureza, Clube da Semente, FEDF, UnB, EMBRAPA, visando o desenvolvimento de trabalho conjunto direcionado à gestão de recursos hídricos nas unidades de conservação supracitadas.

 

Responsável: Geraldo Magela de Figueiredo
Fone: (61) 225-1686 – Fone: (61) 321-6964

Fonte: Ibama