Núcleos de Educação Ambiental – Amapá

As questões ambientais no Estado do Amapá, apresentam problemas diversificados, decorrentes , principalmente, do fluxo migratório de outras regiões, fazendo-se necessário o desenvolvimento de programas e projetos de Educação Ambiental direcionadas e integradas aoensino formal e não formal, com a participação da sociedade civil, OEMAS, ONGs. A Representação do IBAMA, no Amapá coordena vários projetos, como o de Controle e Fiscalização, Quelônios da Amazônia, Unidades de Conservação, Manejo Florestal, Reserva Extrativista e Educação Ambiental em conjunto com o governo do Estado do Amapá, INCRA, EMBRAPA, FUNASA, AMCEL, SOPREN, CEFORH, SEMA, Policia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Prefeituras Municipais, escolas públicas e privadas, Universidade Federal do Amapá e a imprensa de um modo geral. O NEA desempenha um papel importante na aproximação dos diversos setores da Representação Estadual do IBAMA/AP, bem como no tocante a ligação com os diversos parceiros que atuam nas questões sociais, ambientais, políticas, éticas, culturais, científicas, tecnológicas e econômicas. Entre os projetos desenvolvidos pelo NEA/AP, estão os seguintes: – Projeto de Capacitação de Recursos Humanos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia com os respectivos sub-projetos, Treinamento em Educação Ambiental para Agentes Multiplicadores no Município de Oiapoque, Treinamento em Educação Ambiental para agentes multiplicadores da Reserva Extrativista do Rio Cajari, Treinamento em Educação Ambiental para Professores e Lideranças Comunitárias no município de Pracuuba e Treinamento em Educação Ambiental para agentes multiplicadores no Assentamento Bom Jesus, no município de Tartarugalzinho/AP, todos inseridos no Programa Amazônia Sustentável; Projeto Prevenção Combate e Controle as Queimadas e aos Incêndios Florestais no Amapá, inserido no Programa Amazônia Fique Legal; Projeto de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação e nas áreas de proteção de Quelônios da Amazônia que abrange os municípios de Macapá, Pracuuba e Afuá/PA e o Distrito de Bailique. Todos eles centrados na concepção metodológica de um processo participativo, interdisciplinar e multi-institucional através da prática dialógica, com a partilha do conhecimento, respeitando a identidade dos grupos locais e a sua pluralidade cultural, ao mesmo tempo buscando a construção coletiva do conhecimento. o caráter transformador para gestão adequada dos recursos sócio-ambientais.

Responsável: William Elias
Fone: (96) 214 – 1124
Fonte: Ibama