Sem imagem
Fixação de Carbono

Curiosidades

Estabilização das emissões entre 2008 e 2013, a níveis de 1990, e reduzir 5 por cento até 2017. Exigência de que os mais pobres também limitem as suas emissões (EUA).

Sem imagem
Fixação de Carbono

Mercado de Carbono

Desde a convenção de Kyoto quando mais de 160 países discutiram as mudanças climáticas no planeta, verifica-se que esta preocupação saiu dos cadernos de ciência dos grandes jornais, alojando-se nas páginas de finanças e negócios.

Sem imagem
Fixação de Carbono

Valores Econômicos Associados ao Seqüestro de Carbono

No Protocolo de Kyoto foi estabelecido que os países desenvolvidos comprometeram-se formalmente a reduzir suas emissões de gases para atenuar o efeito estufa em 5% abaixo dos níveis de1990 com o objetivo para o período 2008 – 2012.

Sem imagem
Fixação de Carbono

Protocolo de Kyoto

Foi realizado em dezembro de 1997, em Kyoto, no Japão, a terceira conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima, com a presença de representantes de mais de 160 países.

Sem imagem
Fixação de Carbono

Projetos Realizados no Brasil

O MDL é a principal porta para a participação dos países em desenvolvimento no Protocolo de Quioto, que estabelece regras para a redução nos níveis de emissão de poluentes no meio ambiente. No Brasil, o projeto de co-geração de energia através do bagaço da cana-de-açúcar ganhou o apoio da ONU.

Artigos

Lucro Verde

O Protocolo estabeleceu mecanismos de flexibilidade, permitindo aos 39 países industrializados alternativas de cumprirem as exigências de redução de emissões, fora de seus territórios, comprando certificados resgate de gases de projetos em países em desenvolvimento

Sem imagem
Artigos

Saldo positivo no mercado de CO2

O objetivo da Conferência, contudo, não estava na ratificação do Protocolo, porquanto se centrava nas definições e regras para os projetos de Uso e Mudança do Uso do Solo e Florestas (LULUCF).

Artigos

Grandes avanços na proteção à Camada de Ozônio

As emendas de Montreal e Pequim estabelecem novos controles às substâncias contempladas pelo Protocolo de Montreal. O Brasil é um dos maiores consumidores de substâncias que destroem a camada de ozônio entre os países em desenvolvimento.

Sem imagem
Artigos

Instrumentos regionais de apoio a projetos de carbono

Ocorre que a compra-e-venda antecipada de toneladas equivalentes de CO2 nesses mercados já promove uma especulação bastante sadia de preços, assim como demonstra os custos de transação, os riscos e as incertezas envolvidos no negócio do carbono.

Sem imagem
Artigos

Uma Agência Reguladora de Projetos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo

Definido pelo Protocolo de Kyoto como uma das ferramentas que possibilitam a redução da emissão dos gases de Efeito Estufa, como o CO², ou seu seqüestro na atmosfera, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo se tornou um dos principais focos de atenção dos empresários interessados na economia ambiental brasileira.