Região: Nordeste
Estado: PiauĆ
MunicĆpio: Piripiri
Bioma: Cerrado e Caatinga
Ćrea: 6.221 ha
Criação: Decreto 50774 (06/08/1961)
Unidade de Proteção Integral
A vegetação tĆpica Ć© de transição entre o cerrado e a caatinga, onde se encontram espĆ©cies como a lixeira, o bacuri, o murici, o pau-terra e a macambira. Nos campos alagados, ocorrem as gramĆneas, plantas carnĆvoras como a Drosera sinsifolia, alĆ©m de muitas palmeiras, como o buriti, a caranaĆŗba e o tucum, bĆ”lsamo, palma (Opuntia sp.).
A fauna é representada pelo veado-mateiro, mocó, iguana, suçuarana, cachorro-do-mato, raposa, pacas, gato-do-mato, aves como o currupião, o xexéu, o falcão-tropical, inhambu-chitã, jacu, tucano, além de muitas espécies de papagaios.
O parque conserva nascentes de Ć”gua e fontes naturais que escoam nos rios da regiĆ£o, mesmo nos perĆodos de secas, fato importante, jĆ” que a regiĆ£o Ć© carente de Ć”gua.
EstĆ” distante 160 km de Teresina, e fica entre a BR-222 no trecho Piripiri-Fortaleza e a BR-343, que liga Teresina a ParnaĆba, principal cidade de apoio. Piripiri, fica a 26 km.
O parque é aberto à visitação pública, mediante autorização prévia do IBAMA e um guia como acompanhante. Tem trilhas e uma boa infraestrutura para atender os visitantes, com alojamentos dentro do parque e um hotel particular.
Ibama – www.ibama.gov.br