Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional de Monte Pascal

Está situado no Estado da Bahia. O nome do parque é devido à primeira porção continental avistada pelos portugueses ao descobrir o Brasil. Está localizado onde os portugueses teriam desembarcado em sua primeira viagem ao Brasil.

Envie para um amigo

Região: Nordeste

Estado: Bahia

Município: Itamaraju

Bioma: Floresta Atlântica e Ecossistemas Costeiros

Área: 22.500 ha

Criação: Decreto 242 (29/11/1961)

Unidade de Proteção Integral

O Parque conta com uma grande diversidade de ecossistemas, como Floresta Atlântica  e como Ecossistemas Costeiros apresentando regiões alagadiças, restingas, mangues, dunas  e praia.

Na floresta, podemos encontrar inúmeras espécies vegetais, algumas centenárias e de grande porte, como o jequitibá, o jacarandá-cabiúna e o maçaranduba, além de samambaias, orquídeas e palmitos, que ficam em regiões mais úmidas.

Apresenta  uma rica fauna com inúmeras espécies, como o caxinguelê,  a preguiça de coleira, o ouriço-preto, o guariba, a anta,  a paca, a capivara, a cutia, o gato do mato, o tamanduá-mirim, gavião-de-penacho, o gavião-pega-macaco, o mutum, o curió,  o sabiá da mata e muitas outras espécies.

O acesso é feito a partir de Salvador ou Vitória. Segue-se até o km 795 da BR-101 e, a partir daí, percorrem-se mais 14 km de asfalto até a entrada do parque. O parque ainda não dispõe de infraestrutura para visitantes.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.