O Memorial das Três Idades do Brasil é ponto oficial do Turismo no DF. A partir de 2002, suas instalações foram abertas principalmente para o público estudantil.
Em uma exposição permanente o Memorial oferece aos estudantes uma viagem pelo paredão de rochas do grupo Paranoá, que mostra pinturas rupestres dos principais sítios arqueológicos do Brasil. Através destas pinturas podemos imaginar como era a vida do homem pré-histórico brasileiro: suas atividades, objetos utilizados para a caça, danças e acrobacias.
A evolução do planeta Terra também pode ser observada através de painéis, da Pangéia (quando a Terra era um único bloco continental) até a formação atual. Passando por uma senoidal no solo da grande varanda coberta do Memorial, os alunos observam as primeiras vidas (bactérias e algas-azuis) a aparecerem no nosso planeta, toda a evolução dos bichos até o Homo sapiens.
Além dos painéis e das pinturas, uma trilha com espécies do cerrado pode ser percorrida facilmente. Suas características como folhas espessas (coreáceas) e caules com cascas grossas explicam a proteção de nossa vegetação contra o fogo.
Eis aí o maior exemplo de história, geografia, biologia, antropologia e geologia que temos ao mesmo tempo reunidos no Memorial, o qual foi construído pela educadora Graça Fleury e o historiador Paulo Bertran autores do livro “História da Terra e do Homem no Planalto Central”.
Endereço: MI trecho 11 chácara 258, Setor de Mansões do Lago Norte – Distrito Federal.
Contatos: (61) 9989-4846/ 349-8111ou 409-1307
Redação Ambientebrasil