Artigo
Turismo Espeleológico Sustentável
A Espeleologia é uma ciência interdisciplinar que objetiva estudar as cavidades naturais e, para isto, tem em sua base diversas áreas do conhecimento, dentre elas, o Turismo. Compreendendo desde o estudo e o conhecimento do ambiente para uso restrito aos grupos espeleológicos, até o conhecimento com objetivos econômicos, passando pela utilização turística voltada para objetivos como aventura, religiosa, arqueológica e antropológica.
Os Clones – Clonagem
Podemos definir a clonagem como um método científico artificial de reprodução que utiliza células somáticas (aquelas que formam órgãos, pele e ossos ) no lugar do óvulo e do espermatozoide. Vale lembrar que é um método artificial, pois, como sabemos, na natureza, os seres vivos se reproduzem através de células sexuais e não por células somáticas. As exceções deste tipo de reprodução são os vírus, as bactérias e diversos seres unicelulares.
Embrapa faz enzima inseticida para algodão transgênico
O algodão receberá um gene capaz de produzir uma enzima inseticida que o tornará resistente ao bicudo do algodoeiro. Por causa do inseto, o Brasil saiu da condição de um dos maiores exportadores de algodão para a de maior importador, na década de 80. A pesquisa é conduzida pela agrônoma, especializada em biologia molecular, Roseane Cavalcanti, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O objetivo, segundo a pesquisadora, é oferecer aos produtores uma tecnologia que reduza os custos de plantio.
Biotecnologia Agrícola: Dez Anos de Benefícios e um Futuro Promissor
A biotecnologia agrícola é um conjunto de ferramentas e disciplinas destinadas a modificar os organismos para um objetivo em particular. O propósito pode incluir praticamente tudo, indo da busca de maiores rendimentos na lavoura ao desenvolvimento de uma resistência a certas doenças. Embora existam inúmeros meios de alcançar esses objetivos, o método que tende atualmente a atrair a atenção pública é a modificação genética.