A cidade é muito freqüentada no verão por turistas do próprio estado e também alguns vindos de Minas Gerais. O litoral de Serra é composto por praias extensas. Com população de 322.500 habitantes, o município cresce de maneira notável graças aos investimentos nos diversos setores da economia.
História e Cultura
O município da Serra, situado a 27 km do centro de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, teve seu processo de colonização iniciado com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora da Conceição onde, em 1556, foram alojados os índios de Maracajaguaçu, vindos da atual Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, sob a orientação do padre jesuíta Braz Lourenço. Seu território fora explorado pelos primeiros colonos do Espírito Santo, em 1535, que estavam em busca do ouro. Antes de 1535 a Serra era habitada pelos Índios Tupiniquins que vivam no litoral. Posteriormente em 1556, vieram do Rio de Janeiro os Índios Temiminós, ocasião em que o padre jesuíta, Braz Lourenço (o nome correto é Braz Lourenço e não Lourenço Braz) e o Chefe Indígena, Maracajaguaçu (Gato Grande), fundam nas proximidades do Mestre Álvaro, a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição, estabelecendo as bases de colonização de uma região que posteriormente seria a cidade da Serra. Possui uma localização estratégica, ficando num raio de apenas mil quilômetros dos principais centros comerciais e industriais do Brasil, além de ficar no centro econômico e administrativo do Espírito Santo.
Clima
Tropical, com temperatura média anual de 22ºC, com estação seca bem definida.
Vegetação e relevo
O litoral da Serra é caracterizado pela vegetação de dunas, praias e manguezais.
O município de Serra apresenta em seu relevo uma série de lagoas, rios e acidentes geográficos em forma de chapadas.
Alimentação
Opções de cozinhas variadas, churrascaria, bares, lanchonetes e ainda frutos-do-mar em alguns quiosques pela praia.
Hospedagem
Diversos hotéis e pousadas, inclusive à beira mar.
Dicas gerais
Não deixe de visitar o Mestre Álvaro, uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e que abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Estado.
Atrações
Balneário de Jacaraípe: Jacaraípe é uma localidade situada às margens do Rio Joara, a cerca de 30 quilômetros de Vitória. Já foi uma vila de pescadores. Atualmente, é a mais badalada das praias do norte de Vitória. É conhecida também como a praia dos surfistas.
Balneário de Manguinhos: Manguinhos é uma pequena vila que não quer crescer, pertencente ao município da Serra e localizada a 25 quilômetros de Vitória. É um lugar com muita natureza, mar e vegetação. Praia com ondas fracas, areia clara e com moradores conscientes quanto à preservação da estreita faixa de restinga no lado sul da praia. Oferece quiosques, restaurantes e bares famosos pelo peixe frito.
Bicanga e Carapebeus: Localizadas no Balneário de Manguinhos. Com ondas fortes são indicadas para a prática de surf e outros esportes aquáticos.
Mestre Álvaro: Área de Proteção Ambiental. É uma atração para aqueles que têm espírito aventureiro: uma caminhada de mais de 4 horas (só de ida), a partir do centro da cidade da Serra, compensado pelo belo visual. O monte reserva muitas cachoeiras no caminho e águas geladas de um córrego, permitindo banho refrescante na dura caminhada. Distante aproximadamente 20 quilômetros de Vitória, suas matas abrigam espécies animais em extinção. Pode-se avistar toda a região da Grande Vitória do ponto culminante do Mestre Álvaro e boa parte do litoral capixaba.
Nova Almeida: É importante centro de lazer muito procurado pelos turistas no verão. Possui bons hotéis e restaurantes. Formado por duas praias propícias para banho e pesca, movimenta um grande número de turistas durante o verão.