São José do Rio Pardo – SP

O rio banha também outras cidades como Caconde, que também usufruem da força do rio. Aos poucos a cidade descobre os ecoturistas, que vem em busca de fortes emoções no Rio Pardo.

 

História e Cultura

Existem relatos da existência de tribos indígenas até a chegada do capitão Alexandre Luis de Melo, que se instalou com seu clã na região das terras do Rio Pardo. Logo em seguida, atraídos pelo solo fértil, vieram agricultores de Minas Gerais. Em 1865 foi construída uma capela o que elevou a região à categoria de Vila. Nessa época, com a decadência da mão-de-obra escrava, os imigrantes se instalaram por lá para trabalhar nas lavouras de café. Para escoar a produção excedente, os moradores se uniram para a construção de uma linha férrea, inaugurada em 1887. Um fato histórico e marcante nacionalmente se deu na manhã de 11 de agosto de 1889, quando um grupo de republicanos tomou de assalto a Casa da Câmara e Cadeia e proclamou a República, três meses antes de ela ser oficializada em âmbito nacional. Assim, em 1891 foi elevada à Cidade. Nessa mesma época o engenheiro e escritor Euclides da Cunha mudou-se para a então Cidade Livre do Rio Pardo, para ajudar na reconstrução de uma ponte metálica. Enquanto supervisionava os trabalhos, escreveu o livro “Os Sertões”, finalizado em 1901, junto com a ponte. Hoje, o local é tombado pelo Patrimônio Histórico.

 

Clima

Tropical, com inverno seco e rigoroso e verão com temperaturas de até 30ºC.

 

Vegetação e relevo

Constituído de Mata Atlântica, existem muitas áreas que permanecem bem preservadas.

Relevo irregular, devido à  proximidade da Serra da Mantiqueira, com altitude máxima de 900m.

 

Alimentação

São José possui diversas lanchonetes, para uma alimentação mais rápida, várias pizzarias, churrascarias e restaurantes que servem os mais variados pratos.

 

Hospedagem

A cidade possui em sua maioria hotéis. Porém, para quem deseja gastar menos, existem algumas pousadas com acomodações mais simples.

Dicas gerais

Verifique qual o número mínimo de pessoas para fazer os passeios e praticar os esportes de aventura.

 

http://webventura.estadao.com.br