Sem imagem
Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Pará

O problema da questão ambiental, no estado do Pará, está se agravando a cada dia, sendo notório a necessidade de desenvolver um processo educativo que vise, sobretudo, a formação de agentes multiplicadores nas Unidades de Conservação e Áreas Rurais, a fim de sensibilizar as comunidades para as questões ambientais.

Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Tocantins

A Representação do IBAMA em tocantins, através do seu Núcleo de Educação Ambiental, vem desenvolvendo ações educativas ao longo dos municípios Araguaina, Gurupi, Natividade, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, proporcionando articulações junto a outras entidades como a ATM, SETAS, NATURANTINS/SEPLAN, SEDUC, UNITINS E RURALTINS, entre outros, no dsenvolvimento das ações comuns, dando apoio nos projetos, cursos de formação de multiplicadores em Educação Ambiental, fazendo com que as metas propostas no Programa Nacional de Educação Ambiental estejam presentes nas ações desenvolvidas com a sociedade.

Sem imagem
Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Rio Grande do Norte

As propostas de trabalho do Núcleo de Educação Ambiental, da Representação do IBAMA/RN, representa uma tentativa de se criar um sistema de avaliação, acompanhamento e monitoramento das atividades de Educação Ambiental implementadas, até então, não só em conjunto com suas áreas setoriais, como também com os diversos atores institucionais envolvidos com a problemática ambiental local.

Sem imagem
Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Pernambuco

Nas grandes cidades o crescimento urbano tem se dado quase sem nenhum planejamento, tendo em vista, principalmente, a dificuldade de se estabelecer uma política de acesso ao uso do solo pelas camadas de baixa renda.

Sem imagem
Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Alagoas

O Núcleo de Educação Ambiental da SUPES/AL, tem direcionado as suas ações, no estímulo e apoio a participação de diferentes segmentos sociais para a gestão do meio onde estão inseridos, apoiando e executando ações que venham a fazer com que a população conheça o seu ambiente na busca da melhoria da qualidade de vida, culminando na formulação de políticas para o meio ambiente.

Sem imagem
Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Bahia

O Projeto Lago Sobradinho refere-se ao Complexo Hidrelétrico de mesmo nome, localizado na região norte da Bahia. Construído em 1973, com o objetivo de regularizar a vazão do Rio São Francisco, para permitir o funcionamento das usinas hidrelétricas, além de produzir um milhão de Kilowatts de energia elétrica

Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Rio de Janeiro

iante da complexidade da questão ambiental, face à dificuldade de harmonizar conceitos e linguagens entre todos aqueles que desenvolvem atividades de educação ambiental e trabalham na gestão de recursos ambientais, este NEA/RJ se propôs a realizar o PROJETO DE CAPACITAÇÃO EM E.A. NO PROCESSO DE GESTÃO PARA UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.

Sem imagem
Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Minas Gerais

O IBAMA em parceria com o UNICENTRO Newton Paiva , desenvolve o Projeto de Educação Ambiental e Ordenamento do Espaço Turístico no PARNA Serra do Cipó e APA Morro da Pedreira. O objetivo é atuar junto aos visitantes e a comunidade local, com atividades educativas como as de capacitação e resgate cultural.

Sem imagem
Núcleos de Educação

Núcleos de Educação Ambiental – Distrito Federal

Por tudo isto, é forte o impacto ambiental sobre a Bacias Hidrográficas do Descoberto e do São Bartolomeu, não só pela pressão urbana mas também pela forma como são usados o solo e a água nestas regiões. O IBAMA, através do NEA/DF, CNPT e DICOE/DIREC, juntamente com a EMATER e a UnB, antes de passar a administração da APA do São Bartolomeu para a SEMATEC, já desenvolviam o Projeto Rajadinha com esta finalidade.