Nas grandes cidades o crescimento urbano tem se dado quase sem nenhum planejamento, tendo em vista, principalmente, a dificuldade de se estabelecer uma política de acesso ao uso do solo pelas camadas de baixa renda.
A Região Metropolitana de Recife, que compreende os municípios de Recife, Olinda, Abreu e Lima, Cabo, Camaragibe, Igarassú, Itamaracá, Itapissuma, Ipojuca, Moreno, Paulista e São Lourenço da Mata, apresenta uma densidade demográfica em torno de 1264 hab/km2. Dentro desse quadro, constata-se uma gama de problemas tais como: desemprego, falta de moradia, acarretando a formação de grandes favelas, principalmente em área de encostas de morro, falta de saneamento básico e saúde precária.
É neste contexto, que o Núleo de Educação Ambiental da Representação do IBAMA em Pernambuco, vem desenvolvendo atividades de Educação Ambiental de forma interdisciplinar que tornem possível práticas concretas nas áreas de educação, sociologia, política e gestão ambiental, embaçadas nas experiências dos envolvidos nos trabalhos, como nas realidades regionais, objetivando a formação da consciência crítica das populações, para resgatar as condições e meios de intervir, junto com as instituições governamentais, por uma possível melhoria de qualidade de vida. Assim, as ações educativas do NEA, baseiam-se num trabalho de Educação Ambiental Comunitário, abrangendo os municípios de Abreu e Lima, Camaragibe, Carnaíba, Rio Formoso, Tamandaré. Municípios estes que apresentam problemas ambientais graves como deteriorização e erosão dos solos produtivos, contaminação dos recursos hídricos, devastação da vegetação nativa, uso indevido de agrotóxicos, pesca predatória e falta de saneamento básico que evidenciam a necessidade de ações de educação ambiental, envolvendo todos os segmentos sociais da comunidade, para mediante uma ação conjunta, serem encontradas soluções adequadas.
Responsável: João Nelson Silva
Fone: (81) 441-2532 – Fax: (81) 441-5033
Fonte: Ibama