Núcleos de Educação Ambiental – Amazonas

 

Projeto comunidade limpa, bairro da União, buscando parceiros, cônscios de sua participação enquanto cidadão, no processo de conservação e proteção dos recursos naturais e uma melhor qualidade de vida, nas comunidades locais, os parceiros são: Universidade do Amazonas, Escola de Educação Ambiental, Secretárias Municipais de Meio Ambiente e da Educação, E. M. Antônio Matias Fernandes. Os municípios atendidos são: Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Novo Aripuanã, Tapauá/REBIO do Abufari. Também é responsável pela implementação do Fórum permanente de E. A. do Amazonas, participando de atividades interinstitucionais em Manaus.

Em 2010 foi inaugurado o Espaço da Cidadania Ambiental – ECAM, em Manaus, onde as equipes de Educação Ambiental da Vemaqua, Ibama, Ipaam, Semmas e Batalhão Ambiental do Amazonas, em parceria com o Manauara Shopping, oferecem a população um espaço que é fruto de uma ação inédita no Brasil, impetrada pela Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias – Tribunal de Justiça do Amazonas, como forma de aperfeiçoar os aspectos do licenciamento ambiental para obras de empreendimentos. Sua concepção é resultado de processo de compensação ambiental  pela construção do Manauara Shopping, inaugurado em meados de 2009, em Manaus.

O espaço está localizado no mezanino do piso Açaí desse shopping, e consiste em uma sala multiuso para realização de atividades que promovam o debate e a educação ambiental junto à população. A ideia é que a sala mantenha permanentemente uma agenda de atividades (cursos, palestras, exposições, workshops, oficinas etc) de várias instituições ligadas ao debate e gestão ambiental, buscando-se uma interlocução com a sociedade sobre as questões ambientais de Manaus e da região amazônica.

A Superintendência do Ibama no Amazonas, através do seu núcleo de Educação Ambiental, com interface em seus núcleos de Fauna, de Recursos Pesqueiros e AquaBio, irá participar da programação por meio de uma vasta programação semestral, executando oficinas de reeducação ambiental, mostra de vídeos, exposições fotográficas sobre fauna, palestras temáticas e campanha sobre o Defeso 2010/ 2011.

 

Fontes:
www.ibama.gov.br
Responsável: Maria Eulinda Fonseca Silveira Fone : (92) 613-3277 / 3093 / 3094 / 3096 – Fax: (92) 631-3095 Fonte: Ibama