Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Florestal

A riqueza que está no topo

Projeto internacional pretende desvendar mais de 13 milhões de espécies e processos biológicos, ainda desconhecidos, que existem no topo das árvores.

Envie para um amigo

 

Projeto internacional pretende desvendar mais de 13 milhões de espécies e processos biológicos, ainda desconhecidos, que existem no topo das árvores.

O topo das florestas tropicais está entre as últimas fronteiras da ciência. A porção superior das árvores, chamada de dossel, abriga, segundo a estimativa da professora adjunta do Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Maria Benko-Iseppon, 6 milhões de insetos, 7 milhões de aranhas, 500 mil vermes, 200 mil crustáceos e 30.000 espécies de plantas. Um projeto internacional, envolvendo Alemanha (Universidade de Leipzig) e Brasil (Governo de Pernambuco), objetiva transformar o interesse, mantido há meio século pelos cientistas, em ação.

q

O chamado Programa Dossel Global (do inglês, Global Canopy Programme), orçado em 800 mil euros, objetiva instalar observatórios, usando guindastes ou gruas, capazes de carregar quatro pesquisadores até o topo da mata sem afetar os processos biológicos e sem a necessidade de desmatamento. O tempo previsto de estudo é de 20 anos. “Apesar de possuir as mais extensas e ricas matas tropicais do planeta, o Brasil ainda não tem nenhum projeto com este tipo de equipamento”, alerta Benko-Iseppon, coordenadora do projeto no Brasil. Dez observatórios similares estão em funcionamento na Indonésia, na Austrália, na América Central, na Venezuela e em Madagascar.

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, está firmando uma cooperação técnico-científica pioneira no país entre Universidade de Leipzig, na Alemanha, e as universidades Federal (UFPE) e Rural (UFRPE) para implantar em breve um dossel no Parque do Horto de Dois Irmãos.

A escolha do local levou em consideração o fato de se tratar de uma mata urbana, com facilidade de acesso e de instalação para o início dos trabalhos. “A preservação da reserva de Mata Atlântica do Horto de Dois Irmãos, além do fácil acesso, se prestará a um menor custo de implantação do projeto, facilitando o treinamento dos pesquisadores nacionais e estrangeiros além de propiciar uma visão dos processos que afetam uma mata em região sob forte pressão humana”, justifica o secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, Cláudio Marinho.

A versão final do Programa Dossel Global está sendo aprovada ainda este mês na Alemanha, sob a coordenação do professor Wilfried Morawetz, da Universidade de Leipzig, responsável pelo projeto no exterior. Após a instalação, prevista para julho de 2004, a pesquisadora pretende convocar instituições nacionais e internacionais para integrar um laboratório aberto, desenvolvendo estudos sobre os mais diversos organismos e aspectos com livre troca de informações.

“O mais importante em um projeto como este é desvendar os processos que regem o ecossistema que, hoje se sabe, é da maior importância para o equilíbrio dos eventos climáticos em nosso planeta”, finaliza a professora.

Raquel Lima - Jornalista. Revista Eco 21, Ano XIII, Edição 32, Outubro 2003. (www.eco21.com.br).



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Florestal Agricultura Agrossilvicultura Agrossilvipastoril Água Alimentação Amanita Amazônia Amostragem Animais silvestres Araucária Área de Preservação Área Protegida Artigo Banco de Sementes Bibliografia Biodiversidade Borracha Bracatinga Brotação Características Carregamento Carvão Castanha-do-brasil Celulose Cerrado Certificação de Produtos Certificação Florestal Certificado Certificado Fitossanitário CFOC Classificação Cobertura Florestal Comércio Conceito Consciência Ecológica Conservação Ambiental Consumo de Madeira Controle Controle Ambiental Copaíba Cortiça Culinária Curiosidades Custos Dados Dano e efeitos ambientais Desbastes Descascamento Desenvolvimento Sustentável Desmatamento Doenças Dossel Economia Erva - Mate Espaçamentos Espécies Espécies Exóticas Estatística Estradas Estrutura Estrutura Fundiária Eucalipto EXemplos Exploração Extinção Extração Fitossociológico Floresta Tropical Florestal Florestas Fluxograma Fogos Fomento Fragmentação Fungo Geneticamente Modificados Genoma Gestão ambiental Gestão Florestal Governo Herdabilidade Incêndio Indústria Instituições Invasão Biológica Inventário Florestal IPAM Látex Legislação Lista Espécies Localização Lodo de Esgoto Macaco Madeira Manejo Manejo Florestal Mapa Matas Ciliares Material Genético Melhoramento Genético Mercosul Miltiplicação Vegetativa Mogno Monitoramento Nomenclatura Normalização Normas Ambientais Objetivos ONGs Operação Palmito Palmito Juçara Paraná Pasta Patauá Perguntas Permacultura Pinhão Pinus Planejamento ambiental Plantas Plantio PNF Poda Poluição Praga Premissas Preservação Ambiental Prevenção Princípios Privado Produção Produtos Produtos Madereiros Projetos Projetos ambientais Proteção Pública Qualidade da Madeira Queimada Recuperação Ambiental Reflorestamento Segurança Seleção Selos Sementes Seringueira Silvicultura Silvipastoril Sistema Agroflorestais Solos Substrato Sustentabilidade Técnicas Tipos de viveiros Transporte Uso do Solo Usos Vantagens Vegetação Vespa da Madeira Viveiros

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.