Região: Norte
Estado: Tocantins
Município: Macaúbas
Bioma: Floresta Amazônica e Cerrado
Área: 562.312 ha
Criação: Decreto 47.570 (31/12/1959)
Unidade de Proteção Integral
Possui uma ampla rede de drenagem, formada por vários rios, sendo que alguns deles formam belas praias de areias claras, sem vegetação. No período das cheias, a área fica toda recoberta pelas águas, com exceção da parte onde se localiza a sede do parque, conhecida como Torrão.
A vegetação é típica de Cerrado e Floresta Amazônica. O parque apresenta uma rica diversidade de fauna, com predomínio de espécies aquáticas, como o boto, típico da Amazônia. Em 1979, iniciou-se o Projeto Quelônio, com o objetivo de evitar a destruição da tartaruga da Amazônia.
O parque conta com inúmeras espécies, de mamíferos como o lobo-guará, a ariranha, a lontra, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra, o cervo-do-pantanal, o veado-campeiro, porcos-do-mato. A avifauna é representada pela arara-azul, harpia, ema, urubu-rei, anu-preto, martim-pescador e o marrecão de marajó. Dos répteis, o jacaré-açu, o jacare-tinga, surucucu, jibóias, coral e sucuri. Entre os peixes, o pirarucu, o pirará, o tucunaré, o pintado e piranhas.
Na cidade de Macaúbas, existe um campo de pouso para aviões, mas o parque não tem infraestrutura para visitantes.
Ibama – www.ibama.gov.br