Mutum-de-bico-vermelho (Crax blumenbachii)

Classe: Aves

Ordem: Galliformes

Família: Cracidae

Nome científico: Crax blumenbachii

Nome vulgar: Mutum-de-bico-vermelho

Categoria: Não consta

q

Características: Avantajado porte, apresenta topete típico do gênero Crax, o qual é constituído por penas crespas, dirigidas para frente. Base do bico vermelho, sem carúncula (saliências carnosas) maxilar. Durante a reprodução, os machos apresentam o esboço de um par de lobos na base da mandíbula, às vezes pequenas carúnculas vermelhas suboculares, abdômen branco e pernas pretas. A fêmea tem alções e asas densamente verniculados com ferrugíneo e topete banhado de branco. Abdômen ferrugíneo, bico cinzento com a base negra, penas vermelhas. A crista do indivíduo imaturo é maior. Apresenta dimorfismo sexual. O macho maturo tem adiante da fronte um lóbulo carnoso na base da maxila superior e outro em cada lado da base da maxila inferior.

Alimentação: sementes, frutos, folhas, brotos e insetos.

Reprodução: a partir de 2 a 3 anos de idade, sendo férteis durante 11 anos. Geralmente, têm 2 filhotes, às vezes, apenas 1. Em cativeiro, atingem a maturidade sexual aos 2,5 anos, sendo férteis por 18 anos. Põem 2 ovos a cada postura, raramente 1 ou 3 ovos.

Peso: 3,5 Kg

Comprimento: 80 a 84 cm

Ocorrência Geográfica: Faixas de florestas virgens atlânticas. Matas primárias, regiões quentes e úmidas no sul da Bahia e norte do Espírito Santo, leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e São Paulo. Endêmica do Brasil.

Cientista que descreveu: Spix, 1825

Categoria/Critério: Ameaçada devido à drástica redução do habitat e à exploração predatória. Existem populações pequenas e isoladas. Listada no Anexo I da CITES.

Fonte: MMA/SINIMA