Praia do Rosa – SC

Além disso, o Rosa, que fica no município de Imbituba, é um bom lugar para a prática do surf.

 

História e Cultura

A Praia do Rosa fica no município de Imbituba e foi descoberta nos anos 70 por hippies e surfistas. No formato de meia lua, o local é rústico e freqüentado por jovens. Já abrigou alguns campeonatos de surf como o SuperSurf 2005.

 

Clima

A temperatura média da região é de 18ºC. O verão é quente e úmido. Já o inverno é ameno com média de 10ºC.

 

Vegetação e relevo

A região tem o verde da Mata Atlântica e também a vegetação de restinga à beira-mar.

A praia tem cerca de três quilômetros de extensão. A areia é branca e pode se encontrar dunas.

 

Alimentação

Há bares e restaurantes que agradam todos os bolsos e os frutos do mar são uma boa opção de alimentação.

 

Hospedagem

O turista pode se hospedar em hotéis, pousadas e até em camping. Na alta temporada, no verão brasileiro, encontre-se casas para alugar. Aconselha-se fazer reservas principalmente para o ano novo e carnaval.

 

Dicas gerais

Nas épocas mais cheias, como festas de fim de ano, aconselha-se andar a pé e deixar os carros estacionados, porque o trânsito nas pequenas ruas da região é intenso.

 

Atrações

Baleias: De julho a setembro as baleias Franca vão até o litoral da Praia do Rosa para procriarem e alimentarem seus filhotes. Durante essa época do ano é possível observar as baleias do continente ou então em embarcações. Porém os barcos podem se aproximar até no máximo 30m dos animais com os motores desligados.

Caminho do Rei: Para chegar na maioria das praias e nas lagoas da região é necessário percorrer algumas trilhas. A mais conhecida é a trilha “Caminho do Rei” que leva até a praia do Luz.

Lagoas: A região tem diversas lagoas de água doce e também uma de água salgada, a Lagoa do Meio. Este é um local freqüentado por famílias nos dias em que o mar está agitado.

Surf: A praia é reduto de surfistas do sul e sudeste do Brasil. Mesmo para aqueles que não sabem pegar onda, há escolas de surf que podem ensinar. O mês de julho é conhecido por ter ondas maiores, mas nessa época recomenda-se usar roupa de borracha porque a água é fria.

 

 

http://webventura.estadao.com.br