Ambiente Ecoturismo

Morretes - PR

Localizada entre a Serra da Graciosa e o litoral paranaense, Morretes é uma cidade que oferece ao turista os mais diversos tipos de atração. Para quem sai de Curitiba a atração já começa com a maneira de chegar lá.

Envie para um amigo

O turista tem a possibilidade de pegar um trem até a cidade. Para os fãs da escalada, o Pico do Marumbi é um prato cheio, com diversos níveis de dificuldade. A cidade também é conhecida pelo seu prato típico, o barreado, um cozido servido com arroz, farinha de mandioca e banana.

 

História e Cultura

Em 1721, Morretes foi fundada pelo ouvidor Rafael Pires Pardilho. No povoado foi construída uma capela sob a invocação da Nossa Senhora do Porto e Menino Deus dos três Morretes, daí originando o nome da cidade. Em 1841, foi elevada à categoria de município. Durante alguns anos chegou a ter o nome de Nhundiaquara ("Nhundia"=peixe - "Quara"=empoçado, buraco). Foi importante entreposto comercial entre o litoral e o planalto.

 

Clima

O clima da região é o tropical (quente e úmido). A temperatura média anual é, aproximadamente, 25ºC. A melhor época para as caminhadas é entre abril e outubro quando o clima é mais seco.

 

Vegetação e relevo

A cobertura vegetal é caracterizada pela Mata Atlântica variando com a altitude local. Acima dos 900 m está a Floresta de Altitude. Entre 50 e 900 m a Floresta de Encosta, entre 50 m e o nível do mar está a Floresta de Planície e de Restinga e nas zonas de marés, o manguezal.

Localizada sobre a planície sedimentar, destacam-se em Morretes as formações como o Pico do Marumbi e Paraná, com cerca de 2.000 m.

 

 

Alimentação

Não deixe de experimentar o barreado. O prato é preparado com carne de boi cortada em cubos. Depois é cozido numa panela de barro, junto com cebola, toucinho, tomate e temperos. Finalizando a panela é coberta com uma massa de farinha de mandioca e água. Depois de cozinhar doze horas a carne é servida com farinha de mandioca, banana e rodelas de laranja. As balas e a cachaça de banana também devem ser experimentadas.

 

Hospedagem

Existem opções de hotéis e pousadas com boa infra-estrutura. Dentro do Parque estadual do Pico Marumbi é permitido fazer camping selvagem.

 

Atrações

Atividades noturnas: À noite não tem muito movimento na cidade. Alguns bares da Rua Quinze ficam abertos, onde acabam se concentrando os turistas.

Cachoeira do Marumbinista: Nessa trilha, de fácil acesso, encontram-se diversas piscinas naturais formadas pelas quedas d'água do Rio Taquaral. São, aproximadamente 45 minutos de caminhada.

Caminho do Itupava: Caminho do itupava contruido pelos primeiros habitantes do parana para ligar a planicie ao planalto (Paranagua a Curitiba) uma trilha que corta a mata atlântica paranaense, muito lindo o lugar com varias cachoeiras e o caminho feito como calçamento com pedras sabão,com uma história rica, ideal para um trekking de fim de semana, próximo ao conjunto marumbi.

Partindo de curitiba sentido Quatro Barras inicio da trilha, e ao final chegando em Porto de Cima (morretes).

Percurso de 06 Horas aproximadamente.

Kayaking Curupira: A Pousada Cabanas do curupira oferece a posibilidade de praticar Kayaking,Rafting,trekking selvagem,cicloturismo tanto no municipio de Morretes como na bahia de Antonina.

Parque Estadual do Pico Marumbi: Criado em 1990, o parque possui diversas trilhas com os mais variados níveis de dificuldade. No Parque é possível encontrar Mata Atlântica, vegetação rupestre e campos de altitude. Para quem gosta de montanhismo, a grande atração fica por conta do Pico do Marumbi, com 1.547 metros.

Rio Nhundiaquara: Seu nome tem origem tupi-guarani: "nhundi" quer dizer peixe, e "quara", buraco. O rio corta quase toda a cidade. São, aproximadamente 12 quilômetros de bóia-cross. Uma aventura inesquecível.

Trilha do Rochedinho: São vinte minutos de caminhada fácil. Do alto do Pico do Rochedinho pode-se ter uma visão completa da região.

Trilhas Brancas e Vermelhas: Caminho bem sinalizado e de fácil acesso, porém bastante longo. A caminhada passa por diversas formações rochosas, picos e subidas íngremes.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.