São Paulo – SP

Teatros, cinemas, shows, exposições, tudo isso tem de sobra na cidade, e a programação segue revigorada a cada semana. Além delas, o ecoturista fica satisfeito também com a diversidade de parques e serras onde a prática de esportes como caminhadas e trilhas são bastante comuns. Divirta-se na cidade mais cosmopolita do país!

História e Cultura

Em meados de 1553, os padres José de Anchieta e Manoel da Nóbrega chegaram ao planalto de Piratininga e viram que lá era o local ideal para a construção de um colégio jesuíta, o qual seria usado para catequizar os índios que viviam na região. Nesse momento, tinha início a cidade que, quase cinco séculos mais tarde, se tornaria o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América Latina: São Paulo. O dia da missa que celebrou a construção do Pateo do Collegio, 25 de janeiro de 1554, marca o que hoje conhecemos como a data do aniversário da cidade. E a escolha do nome ‘São Paulo’, na época “Colégio de São Paulo de Piratininga”, deu-se por ser comemorada neste dia pela igreja católica, a conversão do apóstolo Paulo de Tarso. Em 1560, começava o povoamento da região, quando por ordem do governador-geral do Brasil, Mem de Sá, toda a população da vila de Santo André da Borda do Campo se transferiu para os arredores do Pateo do Collegio, a fim de se ‘proteger’ dos ataques indígenas. O Período Imperial foi ponto de partida para bandeirantes em expedição (1690), passou a ser pólo centralizador de estudantes e professores com o advento da criação dos cursos jurídicos no Convento de São Francisco (1827), quando se tornou núcleo intelectual e político do país, até entrar em sua fase de maior crescimento econômico ocasionada pela produção de café no final do século XIX. Imigrantes vieram de vários lugares do mundo para trabalhar nas lavouras, e tempos depois, no crescente parque industrial da cidade. Durante a República Velha chegou ao marco de 1 milhão de habitantes em virtude da industrialização, e passou décadas numa expansão vertiginosa. A Revolução Constitucionalista de 1932, com início no dia 9 de julho, viu a elite de São Paulo ser derrotada pelas tropas de Getúlio Vargas, mas também assistiu ao início do processo de democratização. Apesar de isolada no cenário político, a cidade viu o florescimento de instituições educacionais, como a Universidade de São Paulo, criada em 1935. Na década de 70, as indústrias migraram para o chamado ABCD (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema). Atualmente o crescimento dessa metrópole se desacelerou, devido ao crescimento industrial notável em outras regiões do país. Por respeitar e ser reduto de diferentes culturas, credos, orientações sexuais e tribos, São Paulo é a capital da diversidade.

Clima

O clima é tropical de altitude, com frequentes chuvas de verão e temperatura média anual entre 19º C e 27º C. Durante o outono, a temperatura é amena, com média em torno de 23ºC. O inverno é caracterizado por ter dias ensolarados e secos, com temperaturas que dificilmente ficam abaixo dos 15º C. Na primavera, os dias são secos e quentes.

Vegetação e relevo

A vegetação é constituída basicamente por fragmentos da vegetação natural secundária (floresta ombrófila densa, floresta ombrófila densa sobre turfeira, floresta ombrófila densa alto montana e campos naturais), que conseguem resistir ao processo de expansão urbana, em trechos mais preservados no extremo sul, ao Norte da Serra da Cantareira e Áreas de Preservação Ambiental (APAs), como a do Carmo e Iguatemi, na zona leste; também é constituída por ambientes como parques e praças municipais em áreas urbanizadas e pela escassa arborização viária; e por conjuntos ou espécimes isolados em terrenos privados.

A cidade possui um pequeno mosaico de colinas, terraços fluviais e planícies de inundação, que pertencem a um compartimento restrito do relevo da porção sudeste do Planalto Brasileiro. Ela ocupa terrenos cujo substrato é composto principalmente por rochas cristalinas de idade pré-cambriana e situados em morros, morrotes e serras; também possui camadas de sedimentos terciários em colinas; e sedimentos mais recentes, que estão situados em planícies aluvionares.

Alimentação

Por ter recebido de braços abertos migrantes do próprio país e estrangeiros, a cidade conta com uma culinária bastante diversificada. É possível encontrar sabores e temperos oriundos de todo o mundo. O destaque fica para as cantinas italianas, restaurantes japoneses e as mais de 1000 pizzarias da cidade. Não deixe também de saborear os pastéis e caldo de cana nas feiras livres e o famoso sanduíche de mortadela do Mercado Municipal.

Hospedagem

São Paulo concentra uma das maiores redes hoteleiras do país, que vão desde luxuosos hotéis cinco estrelas, até hospedarias e pousadas.

Dicas gerais

Por ser uma cidade de granes possibilidades, o turista que visita a cidade de São Paulo tem que estar preparado para diversas ocasiões, seja trazendo roupas específicas para um trekking na Serra da Cantareira até um traje mais formal para um conserto no Teatro.

Atrações

Academia de escalada esportiva: A cidade de São Paulo tem duas grandes academias para os apaixonados por escalada esportiva: A Casa de Pedra e a 90 Graus. Nelas, qualquer pessoa pode se aventurar pendurados nas paredes artificiais, que ultrapassam os 10 metros de altura.

As vias de escalada também são para todos os níveis de atletas, desde os amadores até os mais profissionais.

Casa de Pedra – Chácara Santo Antônio

Telefone: (11) 5181-7873

Rua da Paz, 1823 – Chácara Santo Antônio

Horários: Segunda à quinta, das 17h às 22h. Não abre sábado domingos e feriados.

Casa de Pedra – Perdizes (Ginásio)

Telefone: (11) 3875-1521 / 3873-8178

Rua Venâncio Aires, 31 – Água Branca

Horários: Aberta de segunda à sexta, das 16h às 23h – Sábados domingos e feriados, das 14h às 20h.

Academia 90 Graus

Rua João Pedro Cardoso, 107

Telefone: (11) 5034-8775

Avenida Paulista: Maior centro empresarial da América Latina, a Avenida Paulista reserva ainda muita variedade cultural e alguns dos points mais badalados de São Paulo. Em meados de 1782, a região era apenas uma grande floresta denominada Caaguaçu (“mato grande” em tupi) pelos índios. Mas quando o engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio Borges e seus dois sócios adquiriram a área, eles deram rumo novo a ela.

Trabalharam em sua urbanização até, em 8 de dezembro de 1891, ser inaugurada a primeira via asfaltada e arborizada. Seu desenvolvimento foi rápido, pois atraiu a atenção de empresários devido à sua ótima localização e infraestrutura.

Além de ponto turístico, a Avenida Paulista é um importante ponto de ligação da cidade e abriga os principais bancos e empresas da capital. É também local de manifestações políticas, culturais e palco dos maiores eventos da cidade, como o reveillon, que atrai mais de um milhão de pessoas.

Quem visita a avenida pela primeira vez, não pode deixar de conferir o Parque Tenente Siqueira Campos – Trianon, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), e o Conjunto Nacional.

Parque Tenente Siqueira Campos – Trianon

Telefone: (11) 3289-2160. Horário: De segunda a domingo, das 6h às 18h

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Telefone: (11) 3251-5644

Horário: De terça a domingo, das 11h às 18h. Quinta, das 11h às 20h

Conjunto Nacional

Telefone: (11) 3179-0190

Horário: De segunda a sexta, das 7h às 22h. Sábado e domingo, das 9h às 22h

Catedral da Sé: Quem pensa que a catedral sempre foi como conhecemos se engana. Sua primeira versão foi construída em 1591, com terreno escolhido pelo cacique Tibiriçá. Nessa época, o templo foi levantado em taipa de pilão, com paredes de barro e palha socados que se estruturavam em toras.

Já em 1913 teve inicio a construção da catedral como conhecemos hoje. O templo projetado pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1954, quando São Paulo completava 400 anos de existência.

Assim como toda obra que merece ser perpetuada, a Catedral da Sé sofreu reformas para manter-se em atividade, e hoje ainda realiza missas diárias.

Endereço: Praça da Sé, s/n

Telefone: (11) 3107-6832

Horários: Durante a semana aberto das 8h às 19h, aos sábados das 8h às 17h e aos domingos das 8h às 13h e das 15 às 18h

Estação da Luz: A estação de trem que já recebeu ilustres visitantes como intelectuais, empresários, políticos, diplomatas e reis no início de sua atividade faz parte das belezas arquitetônicas mais famosas de São Paulo. Com uma área de 7,5 mil m² do Jardim da Luz, a estação tornou-se porta de entrada de imigrantes.

Depois de algumas reformas e restaurações, ainda preserva as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Hoje reserva para aqueles que passam por lá, o Museu da Língua Portuguesa e a Estação de Trem Júlio Prestes.

A Estação da Luz integra os sistemas de trens da CPTM, com o Metro de São Paulo, sendo um importante terminal para milhares de pessoas que passaram por ali diariamente.

Contato: 0800-55-0121

Horário: todos os dias, das 4h às 24h

Horto Florestal: Com fauna e flora bem diversificadas, o Parque Estadual Albert Löefgren é uma das opções de lazer ecológico para os que estão próximos à zona norte de São Paulo. Várias espécies de animais podem ser vistas por lá, como macaco-prego, gambá, tucano, garça, tico-tico, capivara, o que possibilita mais contato com a natureza. Com uma ciclovia e área para caminhadas e alongamento, o Horto Florestal atrai centenas de visitantes que querem manter uma rotina saudável.

Endereço: Rua do Horto, 931 – Horto Florestal

Telefone: (11) 6231- 8555

Horário: De segunda a domingo, das 6h às 18h

Mercado Municipal: Referência pela diversidade de produtos que apresenta, o Mercadão, como é conhecido, virou um símbolo da cidade de São Paulo por seus aromas e sabores, que vão de frutas, verduras e legumes, a queijos, carnes, frutos do mar, entre tantas outras deliciosas iguarias. Quem gosta de provar os diferentes sabores do Brasil, não vai querer perder o famoso pastel de bacalhau e o sanduíche de mortadela oferecido no local.

Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Parque Dom Pedro II

Telefone: (11) 3313-1326

De segunda a sábado, das 6h às 18h

Domingo e feriados, das 6h às 16h

Museu da Arte de São Paulo – MASP: Idealizado por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte italiano, o MASP inseriu o país na lista dos países de primeiro mundo na esfera das artes. O espaço possui pinacoteca, biblioteca, filmoteca, fototeca, videoteca, cursos de artes e serviço educativo como apoio às exposições, além de exibir filmes e concertos musicais de interesse cultural. Quem visita São Paulo não pode perder a chance de conhecer as obras de arte presentes no acervo do museu.

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP

Av. Paulista, 1578 – São Paulo – SP

Tel: (11) 3251-5644

Fax: (11) 3284-0574

Museu do Futebol: A nova atração da cidade utiliza muita tecnologia para contar a história do esporte que fascina os brasileiros. Localizado em uma área de 6,9 mil m² embaixo das arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu, o museu diverte e encanta visitantes de todas as idades.

Logo na entrada, é possível conferir objetos utilizados por torcedores como cinzeiros, chaveiros, bandeiras, entre outros. Depois, a Sala Anjos Barrocos, em que painéis exibem imagens de grandes craques brasileiros em movimento. Já na Sala dos Gols, a narração dos gols preferidos de personalidades como Galvão Bueno, Juca Kfouri, Marcelo Tas, Daniel Piza, entre outros. Além disso, brincadeiras muito divertidas e interessantes acontecem no museu.

A Sala Jogo de Corpo, por exemplo, dá ao visitante a oportunidade de chutar um pênalti e saber a velocidade de seu chute. O investimento de R$3 2,5 milhões fez do acervo multimídia uma das opções de lazer mais atraentes da cidade.

Endereço: Praça Charles Miller, s/n

Telefone: (11) 3663-3848

Horário: Terça a domingo, exceto nos dias de jogos, das 10h às 18h

Museu do Ipiranga: Criado com o objetivo de homenagear a independência do Brasil, o Museu do Ipiranga foi inaugurado em 1890 com projeto idealizado pelo engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi. Atrás de suas paredes renascentistas, os visitantes podem conferir boa parte da história do Brasil, já que o monumento conta com um acervo de mais de 125 mil peças entre as quais estão vestimentas, utensílios e mobiliários que pertenceram a imperadores, bandeirantes e barões paulistas do café. Há ainda uma sala reservada com maquetes e objetos de uso pessoal de Santos Dumont, bem como peças da Revolução Constitucionalista de 1932.

O imenso jardim da área externa é uma ótima opção de lazer para moradores e turistas da cidade. A área verde é própria para caminhada ou passeios de bicicleta. Em datas comemorativas, shows e eventos acontecem na área externa.

Informações:

Endereço: Parque da Independência, s/n.º – Ipiranga – Caixa Postal 42.403

Telefone: (011) 2065-8000

Fax: (011) 2065-8051/ 2065-8054

Cep 04218-970 – São Paulo – SP

E-mail: mp@edu.usp.br

Visitação:

Terça a domingo, das 9h às 17h

Telefone: 2065-8026

Parque do Ibirapuera: Uma das mais belas e amplas paisagens verdes na famosa selva de pedras. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em parceria com o paisagista Roberto Burle Marx, o Parque do Ibirapuera é um espaço diversificado, que conta com áreas para atividade física, playgrounds, ciclovia e 13 quadras.

Espaços culturais também não faltam e o Pavilhão da Bienal é um deles. Todo ano recebe grandes eventos, dentre eles a São Paulo Fashion Week, que abre o calendário de atrações. A OCA destina-se a trazer exposições de grandes artistas, enquanto o Museu da Arte Moderna (MAM), fundado por Francisco Matarazzo em 1948, abriga aproximadamente 4 mil obras de arte contemporâneas do Brasil.

A última grande obra do parque foi inaugurada em 2005, o Auditório Ibirapuera, que havia sido projetado inicialmente, mas não tinha sido construído na época. O palco se abre e pode ser visto tanto pelas pessoas que estão dentro do auditório, como o público do lado de fora.

Antes do auditório, concluiu-se o Monumento a Pedro Álvares Cabral, de Pedro Morrone, por ocasião dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. A peça possui 5 metros em bronze, e seu pedestal em mármore mede 2 m x 1,80 m x 1,84 m.

O conjunto do Ibirapuera abriga também outras importantes edificações:

– Pavilhão Japonês

– Museu de Arte Contemporânea (MAC)

– Pavilhão Manuel da Nóbrega, que foi sede da Prefeitura até 1992 e hoje abriga o Museu Afro Brasil

– Pavilhão Eng. Armando de Arruda Pereira, antiga sede da PRODAM (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo)

– Sede do Detran (Departamento de Trânsito)

– Ginásio de Esportes, o Velódromo (o primeiro existente no país)

– Obelisco do Ibirapuera, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. Monumento de 72 metros de altura é também mausoléu dos estudantes MMDC

– Monumento às Bandeiras

– Viveiro Manequinho Lopes

– Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica.

Telefone: (11) 5574-5177

Horário: das 5h às 24h

Pico do Jaraguá: Gosta de trilhas? Então achou o lugar certo. O Pico do Jaraguá, conhecido por ser o ponto mais alto da região metropolitana, chega a 1.135 metros de altitude, e reserva um mirante com uma das mais lindas vistas da cidade. Trilhas para chegar ao topo são bastante procuradas, principalmente por propiciarem um passeio repleto de belezas naturais, como lagos e animais silvestres em seu habitat. Mas quem quiser chegar lá de carro, tem a opção de ir pela estrada turística.

Telefone: (11) 3941-2162/ 3943-5222

Horário: Todas os dias, das 7h às 17h

Represa do Guarapiranga: Diversão náutica em São Paulo você pode encontrar na Represa de Guarapiranga. Situada na região sul da cidade, a barragem é utilizada nas suas cheias para a prática de esportes como vela, remo, e iatismo em geral, além de reservar lanchas e escunas em sua marina para passeios. Diversas competições são realizadas no local.

Serra da Cantareira: Uma das maiores florestas urbanas do mundo, a Serra da Cantareira fica ao alcance de todos que queiram respirar ar puro e praticar esportes para manter a qualidade de vida.

O nome “Cantareira” passou a existir em razão do grande número de tropeiros que guardavam seus cântaros de água em móveis chamados “cantareiras” entre os séculos XVI e XVII.

Dividida em núcleos, a serra oferece muitas opções de lazer e interação com a natureza. A Pedra Grande é uma delas, e possui cinco trilhas consideradas fáceis de se percorrer. No Engordador é possível percorrer as trilhas do Macuco (650 m), da Cachoeira (3 Km), Cachoeira (3,4 Km) e de Mountain Bike (4 Km). Atividades capazes de tirar o fôlego de qualquer um.

No núcleo Águas Claras também não faltam trilhas. Os amantes desse esporte têm a seu dispor as trilhas Samambaia-Açu (1,5 Km), das Águas (500 m) e a da Suçuarana (1,9 Km). Além dessas, o núcleo do Cabuçu oferece mais quatro opções: Jaguatirica (1 Km), Tapiti (250 m), Sagüi (730 m), Cachoeira (5,2 Km).

Teatro Municipal: Com arquitetura semelhante à dos melhores teatros do mundo, o Teatro Municipal de São Paulo foi aberto ao público em 12 de setembro de 1911 para tornar-se um dos mais belos cartões-postais do país além, é claro, de exibir peças e óperas inesquecíveis no mundo das artes.

Projetado por Cláudio Rossi e desenhado por Domiziano Rossi, o teatro foi inaugurado com a apresentação da ópera de Hamelet, de Ambroise Thomas, e contou com a presença de 20 mil pessoas na Praça Ramos de Azevedo, no centro da cidade. Suas restaurações visaram renovar e modernizar o espaço que é um dos ícones de São Paulo.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Telefone: 3397-0300

Bilheteria: 3397-0327

Horário: Bilheteria de segunda a sexta das 10h às 19h e fins de semana das 14h às 17h

USP: A Universidade de São Paulo, com sua ampla infraestrutura, tornou-se também reduto de esportistas do município. Principalmente aos sábados de manhã, é possível ver pessoas de todas as idades caminhando, correndo, andando de bicicletas, ou praticando outras atividades ao ar livre. Além deles, os que gostam de praticar remo e canogem também são vistos na raia da universidade. Quem tem curiosidade e sempre quis praticar esse esporte, pode dirigir-se até lá e se informar sobre os documentos necessários para o início das aulas.

http://webventura.estadao.com.br