Ambiente Ecoturismo

Maceió - AL

Muitos historiadores alagoanos acreditam que Maceió originou-se de um engenho de cana-de-açúcar e seu nome deriva do tupi macayó, que quer dizer cobrir o molhado. A cidade preserva sua arquitetura original, bairros inteiros são mantidos como eram no período colonial, com suas casas bem alvas de telhado vermelho.

Envie para um amigo

Com um litoral formado por praias de beleza marcante, Maceió apresenta natureza exuberante em contraste com as edificações cada vez mais freqüentes. A capital alagoana, que fica entre os estados de Sergipe (abaixo) e Pernambuco (acima), conta ainda com coqueiros, mangues e um belíssimo mar, que fazem da cidade um dos pólos turísticos mais freqüentados do país.

 

História e Cultura

Em 5 de dezembro de 1815, a vila de Maceió foi desmembrada da Vila Madalena de Alagoas do Sul, (atual Marechal Deodoro) e, em 9 de dezembro de 1839 tornou-se município, por causa do grande desenvolvimento do porto de Jaraguá, que facilitava o atracamento de embarcações e servia como escoamento das produções de açúcar, tabaco, coco e especiarias. Tornou-se capital da província de Alagoas no mesmo ano de fundação, com o ato simbólico de transferência do baú do Tesouro da Província para Maceió, pelo ouvidor de sua majestade, o ouvidor Batalha. Este baú encontra-se no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, no centro de Maceió, na ladeira do Brito. Com uma população de quase um milhão de pessoas, é hoje a quarta maior densidade demográfica do país, atrás apenas do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Clima

O clima da capital alagoana é quente e úmido. A temperatura média anual fica em torno dos 25,1ºC, com máximas que beiram os 30ºC e mínimas de 20ºC. A umidade relativa do ar é de 79,2% (média), com o mês de julho mais úmido e novembro o mais seco. O índice pluviométrico é sempre superior a 1.410mm/ano.

 

Vegetação e relevo

Apresenta vegetação herbácea (gramíneas) e arbustiva (poucas árvores e espaçadas), além da Mata Atlântica. Porém toda essa vegetação está associadas a um sistema regulado de chuvas.

Apresenta predomínio de terras baixas e altitudes inferiores a 100 metros. Na porção norte-noroeste, são encontrados picos com mais de 160 metros, a exemplo da Serra da Saudinha, com 300 metros de altitude. Estruturalmente são encontradas três unidades: a Planície ou Baixada Litorânea, os Tabuleiros Costeiros e o Maciço Cristalino da Saudinha. Ao norte estão os municípios de Flexeiras, Messias, São Luís do Quitunde e Paripueira; ao sul, Marechal Deodoro, ao leste o Oceano Atlântico e a oeste, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba e Rio Largo.

 

Alimentação

Conta com inúmeros restaurantes e bares, que oferecem todos os tipos de comida. Porém a especialidade são os frutos do mar.

 

Hospedagem

Apresenta desde hotéis cinco estrelas a pousadas simples, com diárias baratas para turistas sem muito dinheiro.

 

Dicas gerais

Com as praias impróprias para banho (para saber, basta verificar as placas de sinalização localizadas nos calçadões). Evitar o passeio de jangada na piscina de Pajuçara no período de maré alta.

 

Atrações

Cachoeira do Tiririca: Localizada na pequena cidade de Murici, a cerca de 80 quilômetros de Maceió, a Cachoeira do Tiririca é um dos principais pontos de turismo radical no estado de Alagoas. O local oferece ótimas condições para trekking e técnicas verticais. Para se chegar até a cachoeira, é necessário caminhar por cerca de uma hora e meia em meio à Mata Atlântica. Mas a aventura não termina por aí. A queda da Cachoeira da Tiririca, de aproximadamente 85 metros, é própria para o rapel.

Foz do São Francisco: O litoral norte de Maceió, entre a Barra de São Miguel e a Barra de Canaragibe, é bastante procurado por praticantes de trekking. São aproximadamente 12 quilômetros pela Foz do Rio São Francisco, com belas paisagens.

Lagoa Azeda: Situada entre a Praia do Gunga e o município de Jequiá, a Lagoa Azeda tem oito quilômetros de vastas praias de areias douradas e centenas de falésias. O local é bastante procurado por mergulhadores, que visitam o navio Tapajé, naufragado na segunda guerra mundial.

Manguaba e Mandaú: Entre as duas maiores lagoas de Maceió, a Manguaba e a Mundaú, costumam ser realizados passeios e provas de off-road. Pilotos e navegadores também utilizam trilhas do litoral sul, por dentro de canaviais, para andar em alta velocidade.

Praia de Cruz das Almas: A apenas seis quilômetros de Maceió, a Praia de Cruz das Almas fica localizada na saída norte da cidade pela rodovia estadual Al-101/Norte. A praia é freqüentada por moradores do bairro e por condôminos de conjuntos habitacionais próximos. Conta com mar bravo na maior parte do ano e costuma receber surfistas, windsurfistas e body-boarders.

Praia de Jatiúca: Bem próxima do centro, é continuação da Praia de Ponta Verde, na direção norte. É muito boa para pesca de arrastão, arremesso e linha de vara, assim como para o windsurf. Também conta com inúmeras barracas na orla, que apresentam música ao vivo no horário noturno. É uma praia urbana, tem águas calmas e apresenta recifes perto da orla.

Praia de Ponta Verde: Logo após a Praia de Pajuçara, Ponta Verde apresenta a maior concentração de bares e restaurantes do litoral alagoano. Com trechos de praia larga, própria para a prática de frescobol, futebol e vôlei de praia, o local ainda é ótimo para mergulho. Na maré baixa formam-se piscinas naturais com águas mornas.

Praia do Francês: Distante 21 quilômetros do centro de Maceió, a Praia do Francês é uma das mais populares da capital alagoana. Também é conhecida pela população local como o cartão de visitas de Maceió. Possuí inúmeros arrecifes, mas o principal atrativo é a tonalidade do mar, bastante verde.

Praia de Solbral e Cruz das Almas: A praia de Sobral é reta e urbana, com águas bravas, ondas fortes, e faixa de areia larga e batida. No local ocorrem campeonatos locais e nacionais. Já na Cruz das Almas, localizada ao norte de Maceió, é também uma das preferida dos surfistas. Suas águas são revoltas e apresenta pedras e arrecifes, tornando-a perigosa.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.