Touros – RN

O marco de Touros, datado de 1501 é um dos primeiros registros portugueses no Brasil, considerado Patrimônio Histórico Nacional.

 

História e Cultura

Touros é tido como um dos primeiros locais que os portugueses pisaram ao chegar no Brasil. Moradores locais contam a história que Pedro Álvares Cabral pisou antes lá do que em Porto Seguro (BA). O povoado começou com uma colônia de pescadores e virou municípuio em 1833.

 

Clima

Além de ser um marco geográfico, situado na “curva” do Brasil, Touros representa uma divisão climática, caracteriza uma zona de transição do clima subúmido para outro de características mais seca. As chuvas ocorrem de fevereiro a setembro, com média climatológica anual da precipitação em torno de 1200 a 1300 mm. Seguindo para o oeste, com a quadra mais chuvosa entre fevereiro e maio.

 

Vegetação e relevo

Coqueirais naturais são a marca de Touros, que ainda possui uma região de manguezal próxima aos rios e caatinga no interior.

As falésias que deram o nome para a cidade compõem parte do litoral de Touros, que também possui uma faixa de areia ao nível do mar e uma região plana no centro da cidade.

 

Alimentação

Pratos a base de frutos do mar são o forte de Touros, a maioria com peixes pescados no mesmo dia. O local tem ainda forte influência da farinha nos pratos.

 

Hospedagem

O forte de Touros são os hotéis na beira da praia, com quartos de vista para o mar. Existem resorts de alto luxo e pousadas simples no centro da cidade.

 

Dicas gerais

O fundo do mar nas praias de Touros são repletos de corais e pedras, tome cuidado se for arriscar um surf, mergulhar ou até um simples banho. Fique atento ao horário de visitação do farol do Calcanhar, apenas aos domingos, das 14h às 17h, e prepare o fôlego, já que são 296 degraus até o topo.

 

Atrações

Farol do Calcanhar: É o segundo maior farol do mundo e o maior da América Latina, com projeto de Oscar Niemeyer. Tem 62 metros de altura e 296 degraus.

Parrachos de Rio do Fogo: Recife de corais distante cinco quilômetros da costa, na direção da praia de Perobas, no município de Touros e Rio do Fogo. Ideal para mergulhos na maré alta ou um passeio na maré baixa.

Praia de Perobas: Vila de pescadores repleta de coqueiros paralelos com a praia. A atração é o “coqueiro aleijado”, que tem o tronco em forma de ângulo de 90 graus.

Praia do Cajueiro: A primeira praia do litoral norte brasileiro é formada por uma enseada. A praia do Cajueiro é ideal para a prática do surf. De lá já é possível avistar o Farol do Calcanhar, na praia vizinha.

Tourinhos: Conjunto de falésias, ao sul da enseada que banha a cidade de Touros, deu origem ao nome do município.

 

 

http://webventura.estadao.com.br