História e Cultura
O município foi colonizado há mais de 200 anos pelos portugueses. Eles foram para a região para a pesca de baleias. O local abriga até hoje muitas espécies de golfinhos, além de ser um bom lugar para a reprodução das baleias. Hoje o município é especializado na extração de moluscos sendo uma das maiores produtoras de marisco de cultivo de Santa Catarina.
Clima
O clima da região é úmido com temperatura média de 23ºC.
Vegetação e relevo
O município está em meio à Mata Atlântica
A região está cercada por baías, enseadas e ilhas. Metade do município fica entre 100 e 600m acima do nível do mar.
Alimentação
A região é um dos pólos de cultivo de marisco do país. Por isso vale a pena comer mariscos e frutos do mar.
Hospedagem
Governador Celso Ramos oferece desde pousadas até resorts.
Atrações
Baía dos Golfinhos: O local habita aproximadamente 80 espécies de golfinhos. Muitas pessoas vão até lá para fazerem estudos biológicos, já que é o único lugar da região que tem golfinhos a 25 quilômetros da costa.
Ilha de Anhatomirim: A ilha faz parte de um triângulo de fortificações. Nela existe a Fortaleza de Santa Cruz construída pelos portugueses e hoje é tombada pelo patrimônio histórico.
Ilha do Arvoredo: A ilha é um local de preservação ambiental e uma das únicas reservas marinhas do país. Por isso o passeio no interior de Arvoredo só é permitido para estudos científicos e com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mas fora da área de preservação a prática de mergulho é livre e uma das mais ricas de Santa Catarina. A fauna e a flora marinha estão entre 5 e 40 metros de profundidade. Mas vale lembrar que é proibido tocar nos animais, pedras e vegetação do local.
Pedra do Tinguá: É possível fazer rapel e apreciar a bela paisagem da região avistando o sul do município.
Praia Grande: É uma das melhores praias da região para a pratica de surf.