História e Cultura
A região tem pouca infra-estrutura, mas agrada os visitantes. O vilarejo do local habita os pescadores que sobrevivem com a pesca do camarão rosa. A posição geográfica e os ventos da região fazem com que Ibiraquera seja um dos melhores lugares de windsurf do país. Atualmente a região recebe o Campeonato Brasileiro de Windsurf.
Clima
A temperatura média da região é de 18ºC. O verão é quente e úmido. Já o inverno é ameno com média de 10ºC.
Vegetação e relevo
A área é cercada pela a Mata Atlântica e tem vegetação restinga.
Morros, dunas e praias compõem o relevo da Barra do Ibiraquera.
Alimentação
A região é conhecida pela pesca do camarão rosa. Não deixe de degustar algum prato que tenha como ingrediente principal o camarão.
Hospedagem
Existem algumas pousadas na região, mas os pescadores alugam suas casas na temporada por preços módicos.
Dicas gerais
A Barra do Ibiraquera fica perto de outras praias famosas da região como a Praia do Rosa e Garopaba. Vale a pena fazer um passeio até esses lugares.
Atrações
Observação da pesca do camarão: De noite os pescadores da região vão até a lagoa de Ibiraquera para pescarem o camarão rosa. As lanternas dos pescadores fazem uma bonita composição com a paisagem.
Pôr-do-sol: O pôr-do-sol da lagoa de Barra de Ibiraquera é um dos mais belos da região. O céu fica dourado e a lagoa passa a ter um tom avermelhado.
Sandboard: Como a região tem dunas é possível praticar o sanboard. Há locais que oferecem o equipamento necessário para o esporte.
Windsurf e Kitesurf: Ibiraquera é um dos melhores locais do Brasil para praticar windsurf em ondas. Em dias de vento nordeste ou sudoeste os freqüentadores da praia encontram ondas grandes. Já a lagoa de Ibiraquera oferece condições boas para a prática de slalom e de kitsurf.