Ambiente Ecoturismo

Nova Friburgo - RJ

Essa praia possui águas limpas e azuladas, é cercada por uma bela vegetação e, apesar de pequena é muito freqüentada por surfistas. No local há também uma pequena praia, chamada de prainha, que é protegida pelas ondas e é onde muitas crianças brincam.

Envie para um amigo

História e Cultura

Em 1818, no início da colonização do Brasil, foi estabelecida uma colônia de cem famílias suíças na Fazenda do Morro Queimado, no então distrito de Cantagalo, local de condições climáticas e naturais parecidas com o país de origem dos colonos. Logo famílias alemães se misturaram aos suíços. Tempos depois, na década de 1910, a capital e as grandes cidades cariocas começaram a ser atraídas pelo turismo na região. Desde o começo foi ele o maior responsável pela economia de Nova Friburgo, até a chegada da indústria têxtil.

 

Clima

Os picos da Serra dos Órgãos registram as temperaturas mais baixas do estado. A variação na base das montanhas até o pico chega aos 6°C. A média de temperatura em Nova Friburgo é de quase 18 graus. A umidade relativa do chega a 90%, principal característica da floresta tropical úmida.

 

Vegetação e relevo

A flora da Serra dos Órgãos é formada por Florestas Tropicais diretamente relacionadas com a altitude. Na base da formação ainda resta um trecho úmido de floresta costeira atlântica, com árvores altas de folhas grandes. Ao subir a serra essa vegetação muda para florestas úmidas de montanha, até chegar às florestas de altitude, acima dos dois mil metros, com pequenos arbustos e gramas. Nova Friburgo fica a 1.300 metros de altitude.

Nova Friburgo fica na região serrana do Rio de Janeiro, município vizinho a Teresópolis, em plena Serra dos Órgãos. A formação da serra data 60 milhões de anos atrás, resultado da mesma atividade sísmica que criou a Cordilheira dos Andes. Os rios são pequenos e possuem inúmeras cachoeiras, que descem velozmente para o litoral carioca.

 

Alimentação

Na culiária a cultura alemã se sobressai. Restaurantes típicos e cervejarias são os mais tradicionais da cidade.

 

Hospedagem

Chalés no estilo europeu com arquitetura suíça e alemã são as atrações da cidade, que também possui pousadas simples e campings.

 

Dicas gerais

Para quem quer fazer rafting, a temporada vai de dezembro até abril. A voltagem em Lumiar e São Pedro da Serra é de 220 volts, cuidado com equipamentos eletrônicos. Fique atento no trânsito do Rio de Janeiro, principalmente nos feriados.

 

http://webventura.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.