A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, sua localização é distribuída em nove países: Brasil, Peru, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa.

Extensão
A extensão total aproximada da Floresta Amazônica é de 5,5 milhões de km², sobrepondo-se à área da bacia hidrográfica amazônica com 7 milhões de km², incluindo a bacia dos rios Araguaia e Tocantins. Possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas largas de árvores, situadas a aproximadamente 30 metros acima do solo, com alta diversidade de espécies da fauna e flora, que tornam esse ambiente um lugar único.
Qual país possui a maior área da Amazônia?
A floresta amazônica distribui-se da seguinte forma:
- 60% de área no Brasil, distribuídas nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima;
- 40% de área distribuída pela Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Além destas “divisões”, a floresta amazônica ainda engloba 38% (1,9 milhões de km²) de florestas densas; 36% (1,8 milhões de km²) de florestas não densas; 14% (700 mil km²) de vegetação aberta, como cerrados e campos naturais, sendo 12% da área ocupada por vegetação secundária e atividades agrícolas.
Localização
Importante diferenciar o conceito da Amazônia Legal e do bioma amazônico, isto por que, a Amazônia Legal foi definida pelo governo brasileiro com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico dos estados da região amazônica, enquanto a floresta amazônica se expande para outros países.
Desta forma, Amazônia Legal foi inicialmente instituída pela Lei nº 1.806 de 6 de janeiro de 1953, onde ficou estabelecido o plano de valorização econômica da Amazônia. Dividida em limites geográficos diferentes, abrange nove estados no Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e uma parte do estado do Maranhão.

Maria Beatriz Ayello Leite
Redação Ambientebrasil