Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional do Araguaia

O parque está localizado no Estado do Tocantins, médio Araguaia, no extremo norte da Ilha do Bananal.

Envie para um amigo

Região: Norte

Estado: Tocantins

Município: Macaúbas

Bioma: Floresta Amazônica e Cerrado

Área: 562.312 ha

Criação: Decreto 47.570 (31/12/1959)

Unidade de Proteção Integral


Possui uma ampla rede de drenagem, formada por vários rios, sendo que alguns deles formam belas praias de areias claras, sem vegetação. No período das cheias, a área fica toda recoberta pelas águas, com exceção da parte onde se localiza a sede do parque, conhecida como Torrão.

A vegetação é típica de Cerrado e Floresta Amazônica. O parque apresenta uma rica diversidade de fauna, com predomínio de espécies aquáticas, como o boto, típico da Amazônia. Em 1979, iniciou-se o Projeto Quelônio, com o objetivo de evitar a destruição da tartaruga da Amazônia.

O parque conta com inúmeras espécies, de mamíferos  como o lobo-guará, a ariranha, a lontra, o tamanduá-bandeira,  o tatu-canastra, o cervo-do-pantanal, o veado-campeiro, porcos-do-mato. A avifauna é representada pela arara-azul, harpia, ema, urubu-rei, anu-preto, martim-pescador e o marrecão de marajó. Dos répteis,  o jacaré-açu, o jacare-tinga, surucucu, jibóias, coral e sucuri. Entre os peixes, o pirarucu, o pirará, o tucunaré,  o pintado e piranhas.

Na cidade de Macaúbas, existe um campo de pouso para aviões, mas o parque não tem infraestrutura para visitantes.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.