Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Unidades de Conservação

Parque Nacional da Serra da Capivara

O parque está situado a sudeste do Estado do Piauí nos municípios de São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João da Costa, onde guarda a maior concentração de sítios arqueológicos da América.

Envie para um amigo

Região: Nordeste

Estado: Piauí

Município: São Raimundo Nonato, Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João da Costa

Bioma: Caatinga

Área: 97.933 ha

Criação: Decreto 83548 (06/05/1979)

Unidade de Proteção Integral

 

A maior partes delestem pinturas e gravuras rupestres.

São mais de 400 sítios arqueológicos com acesso à visitação, nos quais se encontram vestígios antiqüíssimos da presença do homem, entre 50 a 60 mil anos atrás. São verdadeiros tesouros, com pinturas rupestres, ossos, cerâmicas e restos de fogueiras que estão provocando uma revisão da história do homem no continente americano. É o único parque situado inteiramente dentro do ecossistema de caatinga, com espécies diversificadas como o angico, o umbuzeiro, o juazeiro, alguns cipós, cactos como o mandacaru (Cereus jamacarau), o facheiro, o xique-xique (Cephalocereus gounelle i) e bromélias.

A  região conta em média com 208 espécies de aves, entre  elas a arara, urubu-rei, águia-chilena, socó, jacú,  biguá, andorinhas, azulão, pica-pau. Também tem uma  grande abundância de répteis, entre serpentes, lagartos e camaleões. O parque ainda conta com a grande diversidade de mamíferos,  como cotias, mocós, veados, quatro espécies de tatu ( tatu-bola,  tatu-peba, tatu-verdadeiro, tatu-china), sagui, macaco-prego, guariba, onça, gatos selvagens, porco do mato, entre outros.

São 48 sítios arqueológicos abertos à visitação, vários deles com pinturas pré-históricas realizadas em abrigos sob rochas. Há também passeios pela caatinga. A presença de um guia é obrigatório para todos os programas. A presença de um guia é obrigatória para todos os programas. Verifique nas portarias do Parque e junto ao Ibama.

1.Circuito dos Veadinhos Azuis = são quatro sítios com pinturas azuis – as primeiras desta cor descobertas no mundo. Caminhada moderada de duas horas.

2.Sítio do Meio = possui pinturas rupestres nos estilos Serra da Capivara e Serra Talhada. Um painel de forte caráter narrativo representa uma ação entre veados e figuras humanas. Aqui foram encontrados os pedaços de cerâmica mais antigos das Américas, de 8.960 anos, e o primeiro artefato americano em pedra polida – uma machadinha de 9.200 anos.

3.Boqueirão da Pedra Furada = aqui foram encontrados os vestígios mais antigos, conhecidos até hoje, da presença do homem nas Américas: fogueiras estruturadas de 50 mil anos. Há também pinturas nos estilos Serra Capivara – com figuras em ações e de encenação, e Serra Talhada – com técnicas de realização e de encenação, e Serra Branca – com figuras estáticas ornamentadas em policromia. A Pedra Furada, coberta de mandacarus, destaca-sde no meio da caatinga.

4.Toca da Fumaça = utilizada pela população local recentemente, a fumaça da cozinha cobriu várias pinturas, como a do grande cervídeo vermelho sobre o qual foram desenhadas emas brancas.

5.Toca do Baixão do Perna I = muitas pinturas desapareceram devido à desagregação da rocha. Veja o painel da parede do fundo. Escavações encontraram ferramentas de pedra lascada, restos de pintura vermelha e ossos de animais assados e comidos, de cerca de 10 a 3 mil anos.

6.Toca do Baixão do Perna II ou Toca do Forno = sítio com pinturas de duas épocas distintas. Algumas figuras executam ações que parecem tratar de algum mito ou lenda, transferindo entre si uma pequena figura humana ou um objeto arredondado.

7.Toca do Chico Coelho = ornamentada com pinturas representando veados, seres humanos em cenas cerimoniais e em sexo coletivo. Existe também uma grande figura humana, testemunho de outra época de ocupação.

8.Toca dos Coqueiros = aqui foram encontradas instrumentos de pedra lascada e um esqueleto humano de 9.870 anos. Também tem pinturas rupestres.

9.Baixão das Andorinhas = grande desfiladeiro de onde se pode assistir, à tarde, ao espetáculo da volta das andorinhas para uma caverna.

10.Circuito do Caldirão do Rodrigues = chega-se a pé pelo fundo do Baixão da Pedra Furada ou de carro 4x4, a partir do Zabelê. Visite o antigo cemitério do povoado, totalmente restaurado. Inclui diversos sítios arqueológicos com pinturas: tocas do Caldeirão do Rodrigues I e II, do Açoita Cavalo, do Bilro, do Papagaio, das Pedras Chiadeiras, Baixa das Europas, da Baixa do Ovídio, do Baixão do Nenen e do Grotão da Esperança.

11.Circuito da Serrinha = leva aos sítios da Toca da Roça do Rosa e da Serrinha, ambos com pinturas rupestres.

12.Circuito do Perigoso = sítios com pinturas na beira de uma alta escarpa. Permite acesso à Toca do Quincas. Ponto de partida para o Circuito do Caldeirão do Boi.

13.Museu do Homem Americano = fora do Parque, em São Raimundo Nonato, apresenta as origens e a evolução do homem, além de fazer uma reconstituição dos 50 mil anos da presença humana na região.

O acesso mais rápido e fácil é feito pela cidade de Petrolina, distante a 300 km. A cidade de São Raimundo Nonato tem campo para pouso de pequenos aviões, hotéis e campings.

Ibama - www.ibama.gov.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2011 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.