Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Educação

Essa Praça é Nossa

Em 5 de julho de 1997 foi inaugurada a Praça Manoel Marques da Fonseca Junior, mais conhecida como a Praça Modelo de Pelotas, um projeto extremamente interessante para o município, de autoria de Gislaine Lopes Menezes e do Engenheiro Gilberto Cunha em sua Gestão na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas.

Envie para um amigo

 

 

Como já dizia Mokiti Okada em uma de suas citações “A consciência do Belo é o que de melhor existe para a elevação dos sentimentos humanos”. O Belo nessa citação é a natureza, por isso a importância de preserva – la e aprender a viver em harmonia com essa natureza.

Em 5 de julho de 1997 foi inaugurada a Praça Manoel Marques da Fonseca Junior, mais conhecida como a Praça Modelo de Pelotas, um projeto extremamente interessante para o município, de autoria de Gislaine Lopes Menezes e do Engenheiro Gilberto Cunha em sua Gestão na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pelotas. O projeto possui patrocínios das empresas Expresso Embaixador e Ecosul, as quais sempre buscaram ajudar, mostrando que são empresas cidadãs, e apoio da Associação dos Moradores das moradas de Nazareth. Ao citar Rogéria Taragano, felizmente parece que o discurso da responsabilidade social corporativa está se transformando em ação sob as mais diversas formas e resultante de diferentes forças.

O elemento propulsor que faz com que as empresas arregacem as mangas e se envolvam em assuntos aparentemente não ligados ao seu core business está muitas vezes no altruísmo de um fundador, na vontade de mudar o que está em volta de uma alma mais sensível na diretoria há mais tempo engajada no conceito de que o bom negócio é aquele que é bom para todos e não para apenas uma de suas partes.O exercício da Cidadania Empresarial está na atuação eficaz da empresa em duas maneiras: a gestão da responsabilidade social interna e a mesma externa. A responsabilidade social interna focaliza o público interno da empresa, seus empregados e dependentes.

O seu objetivo é motivá-los para um desempenho ótimo, criar um ambiente agradável de trabalho e contribuir para seu bem-estar. Com isso a empresa ganha a sua dedicação, empenho e lealdade. A responsabilidade social externa tem como foco o local onde ela está situada. Assim, quando uma empresa atua em ambas as dimensões adquire um status de empresa-cidadã. Quanto mais empresas trabalharem para ajudar sua comunidade, maior serão os benefícios para a comunidade e também para a empresa.

O projeto da Praça Modelo está até hoje sendo desenvolvido na Praça Manoel Marques da Fonseca Junior e tem como objetivo despertar nas crianças a necessidade de respeito com a natureza ou o belo, a importância da horta natural, e da melhoria sócio-ambiental.

O projeto da Praça modelo de Pelotas possui sub-projetos como, por exemplo, as visitas ecológicas, aonde as escolas inscritas no projeto, que hoje são 12, poderão participar. Um ônibus da Empresa Expresso Embaixador busca e leva as crianças para essa visita na praça, aonde as crianças terão aulas no projeto Horta natural no Mini Horto com doações de sementes do Instituto Souza Cruz, conhecerão a Biblioteca Infantil do Meio Ambiente que recebeu doações de livros da Fundação O Boticário, poderão participar da Gincana Social desenvolvida pela ONG Voluntários Sorriso da Criança, terão oficinas de reciclagem e sua importância e como fazer brinquedos com materiais recicláveis, poderão assistir aulas de capoeira, taekwondo e dança com a academia Personal Fitness. Ao final do ano o envolvimento do corpo dicente e docente da escola com o projeto será avaliado e a escola que tiver maior integração com o projeto receberá o Troféu Destaque da Praça Modelo 2004.

Podemos observar que dos últimos trinta anos até o dia de hoje, a sociedade passa por uma crise ambiental e sócio-econômica, que questiona o conceito de “desenvolvimento” social.

Entramos assim na era do desenvolvimento sustentável, que consiste no equilíbrio da vida de um ser humano na sociedade e no seu habitat.

Diante dessa realidade faz-se necessário à atuação da Educação Ambiental na formação de cidadãos conscientes, que saibam conviver em harmonia com a natureza e possam retirar dela seu sustento. Porque na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, aconselhou sabidamente Lavoisier. Com certeza, quando disse esta frase, a maior parte da terra do planeta ainda era fértil. Hoje sabemos que já não é assim. O homem sugou e continua sugando a terra, sem refletir que precisa devolver a ela tudo o que dela retira; existem pessoas que ainda não tem o costume de separar lixo, reciclar, preservar e produzir hortas naturais.

A consciência ecológica é de fundamental importância na formação de um aluno que será um formador de opinião em um futuro próximo. Com isso podemos dizer que a Praça Modelo de Pelotas está desenvolvendo um importante papel na formação dessas crianças, proporcionando uma Educação sócio-Ambiental, e atuando junto ao município. Quem sabe esse projeto será o primeiro de muitos em Pelotas e em outras cidades, porque essa praça é nossa, é para Pelotas.

 

Roberta Hanke e Sandra Barbosa



Publicidade
Confira as principais Tags do ambiente Educação 60's 70's 80's 90's Acre Agenda 21 Agricultura Agronomia Água Alagoas Alimento Amapá Amazonas Ambientais Ambiental Ambiente Anos Aproveitamento de água Aquicultura Área de Preservação Arqueologia Arqueólogo Arquiteto Arquitetura Artigo Árvore Educacional Bahia Bibliografia Bibliotecas Biodiversidade Biologo Bioprocessos Biotecnologia Cadeia alimentar Calendário Capacitação Profissional Cartilha Cartografia Caule Ceará Ciências Ciências do mar Combate a pragas Comemorativas Consciência Consciência Ecológica Conservação Conservação Ambiental Consumidores Consumo Sustentável Cultura Data Datas Dengue Desenvolvimento Sustentável Desordenada Dinheiro Distrito Federal Diversidade Biológica Doenças Dúvidas Eclipse Ecologia Economia Ecosistema Educação Educação Ambiental Engenharia Escola Espírito Santo Estações do Ano Estado Fauna Feriado Festa Junina Financiamento Flor Florestal Florestas Foco do mosquito Fogos Fogueiras Folha Fotografia Frutas Nativas Fruto Geofísica Geografia Geologia Gerenciamento Ambiental Gestão ambiental Glossário Goiás História Impactos Ambientais Incorporação do EA Industrial Inserção de critérios ambientais e sociais Inserção Profissional Instituições Interespecíficos Internacional Intra-específicos Legislação Lei Ambiental Leitura Links Livros Madeira Madeireira Manacial Mato Grosso Meio Ambiente Meio-Ambiente Minas Gerais Núcleos O que é Oceanografia Pantanal Pará Paraíba Paraná Patrimônio Percepção Perguntas Pernambuco Pesca Piauí Políticas Ambientais Praia Prêmio Prêmio Ambiental Preservação Ambiental Preservação do Meio Ambiente Prevenção Profissionais Programa identificado como A3P Projetos Projetos ambientais Proteção Proteção ao meio-ambiente Qualidade Ambiental Qualidade da água Quimica Racismo Raíz Real Reciclagem Recursos Hídricos Recursos Naturais Responsabilidade Ambiental Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Riscos Ambientais Rondônia Roraima Rural Sanitária Santa Catarina São Paulo Satisfação Selos Sementes Sensibilização Sergipe Socio-ambiental Sustentabilidade Tecnologia Tecnólogo Textos Educativos Tocantins Tráfico de animais Tratamento de Efluentes Urbanização Uso Sustentável de Recursos Naturais Zona Costeira

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.