Quem faz e quais os objetivos
A Coordenadoria de Educação Ambiental -CEAM desenvolveu em São Paulo programa visando estimular a inclusão da educação ambiental nas ações dos órgãos e entidades do sistema ambiental e estabelecer diretrizes para a educação ambiental no âmbito da SMA são metas do PREAM.
A necessidade de o Governo apresentar alternativas para promover o desenvolvimento sustentável levou a Secretaria do Meio Ambiente a criar um Programa Estadual para estimular a inclusão da educação ambiental nos programas e ações dos órgãos e entidades do sistema estadual do Meio Ambiente.
A partir do Programa, a SMA pôde começar a discutir com a Secretaria de Educação as atividades e projetos de educação ambiental no ensino público do Estado de São Paulo, além de gerar, sistematizar e difundir informações para subsidiar o desenvolvimento de atividades de educação ambiental nos órgãos vinculados ao Sistema e nas instituições da sociedade civil. O Programa Estadual estabelece que as ações sejam realizadas sob a óptica de quatro grandes linhas temáticas: ensino e meio ambiente; cidadania e participação popular; capacitação profissional e desenvolvimento sustentável; e comunicação e informação.
O sistema escolar é, na verdade, o protagonista principal das ações de educação ambiental; no entanto, se reconhece a necessidade de ampliar essa responsabilidade para os diferentes setores da sociedade. Com a realização das grandes campanhas, ficou clara a importância do envolvimento de todos os integrantes da rede de ensino escolar (alunos e educadores), das organizações não governamentais, das prefeituras, dos órgãos públicos e da sociedade civil organizada no processo de repensar hábitos, modificar valores, readequando o comportamento para um efetivo exercício da cidadania. Nesse contexto, o papel da sociedade passa a ser o de co-gestor para solução dos problemas ambientais.
A partir de uma nova percepção de mundo, que hoje se impõe, a educação ambiental tem que atuar de maneira integral, com ações de caráter multi e interdisciplinar, permeando a vida cotidiana dos indivíduos. Trata-se de uma visão de educação democrática, propiciadora de oportunidades para que as pessoas e os grupos desenvolvam sua criatividade, eliminando os limites artificiais entre mestres e aprendizes, entre gerações, entre gêneros e entre saberes.
Sob este aspecto, buscou-se um contato direto com a população, através das campanhas, assim como foram realizados eventos abordando a questão da cidadania e do meio ambiente.
Atividades Executadas
Capacitando agentes para o meio ambiente, o PREAM se consolida através da realização de atividades que visam ajudar a preparar um novo mundo, interagindo e qualificando o cidadão para o desempenho de uma função social, que melhore a vida humana e proteja o meio ambiente. Um amplo programa de capacitação foi realizado, sobretudo junto aos professores da rede de ensino público e privado, por meio de oficinas de orientação técnica, seminários e workshops, com exposições, dinâmicas de grupo e prática em campo. Os meios de comunicação são instrumentos imprescindíveis para a difusão da educação ambiental, numa época em que a mídia se torna cada vez mais relevante na difusão de informações sobre os problemas ambientais que afetam as pessoas.
Sob essa orientação, a Secretaria tem atuado junto aos meios de comunicação buscando espaço para as informações que possam promover uma revisão dos padrões de comportamento, veiculando valores que enfatizem o aperfeiçoamento das relações do homem com o meio ambiente. Essa articulação ficou bastante clara nas campanhas de amplo alcance social, como a Operação Rodízio e a Operação Litoral Vivo – Praia Limpa.
Benefícios à População e ao Meio Ambiente
O grande desafio do PREAM é aliar o conceito de desenvolvimento sustentável ao de educação ambiental, apresentando o desenvolvimento e mostrando a necessidade de mudança em direção à sustentabilidade, com argumentos e formas adequadas para que a idéia seja adotada por um número cada vez maior de pessoas. Um trabalho de longo prazo, já que envolve mudanças nos padrões culturais e de consumo, no modo de produção e nas condições de vida.
Para que a tarefa não pareça pretensiosa e imediatista, deve levar-se em conta que os processos de compreensão, de assimilação e de reflexão, por parte da sociedade, precisam de prazos amplos para serem implementados.
Fonte: Governo do Estado de São Paulo – CEAM