Ir direto para o conteúdo

Ambiente Brasil. O maior Portal de Meio Ambiente da América Latina

 

 Ambiente Ecoturismo

Castro - PR

A cidade de Castro está localizada no centro-sul do Estado do Paraná e tem na agropecuária sua maior fonte de renda. Para os aventureiros, a informação mais importante é que a cidade serve como ponto de partida para uma das descidas de rafting mais extremas do país, no rio Iapó, que corta a cidade.

Envie para um amigo

Além do rio, a região possui grutas e histórias das rotas dos tropeiros. Quase 20% do local é protegido por Parques estaduais e municipais, Áreas de Proteção Ambiental e Reservas Particulares de Patrimônio Natural.

 

História e Cultura

A região do cânion do Guartelá foi descoberta pelos Tropeiros que rumavam do Sul do país até São Paulo. Índios Tupis e Gês foram os primeiros habitantes. A coroa portuguesa começou a povoar o local com sesmarias. A comarca de Castro foi instalada em 1854 e, já no século XX, o local teve influência da imigração alemã (1933) e holandesa (1951 até 1954).

 

Clima

Subtropical úmido, com temperaturas variando entre 18°C e 22°C. O período de chuvas coincide com o verão e o inverno é seco.

 

Vegetação e relevo

Hoje as pastagens e plantações são abundantes ao redor de Castro, por causa da atividade agropecuária. Antes, porém, a região era inteira coberta pelos Campos Gerais, ricos em araucárias.

O Rio Iapó é determinante no relevo da região, formando o Cânion Guartelá. No topo o relevo é ondulado. Existem algumas grutas de formação calcária, minério abundante na região.

 

Alimentação

O prato típico da cidade, o Castropeiro, em homenagem aos tropeiros que descobriram a região. É uma comida típica a base de carnes de gado e porco, que leva ainda de feijão tropeiro, quibebe, arroz, legumes refogados e uma salada. Encontrado nos maiores restaurantes da cidade.

 

Hospedagem

É possível encontrar desde hotéis de luxo com arquitetura européia até campings próximos ao rio Iapó.

 

Dicas gerais

Prefira um guia para a visitação das grutas de Castro e consulte operadoras de rafting para a descida do Iapó. Para o rafting é preciso levar alimentação, barraca e sacos de dormir. A descida inteira do rio tem 45 quilômetros e os aventureiros param na metade, em um banco de areia, para pernoitar. Como a maioria dos passeios envolve água, não esqueça de levar algo para proteger o equipamento fotográfico ou de vídeo. Uma caixa estanque é o ideal, mas sacos ou filme plástico podem ajudar.

 

Atrações

Cânion Guartelá: É considerado o sexto maior cânion do mundo em comprimento e o segundo em área verde. Em 1992, o local foi transformado em Parque Estadual.

Grutas: Nas grutas ao redor do município é possível avistar estalagmites e estalactites de calcário. Castro recebeu o título de maior produtor de calcário agrícola da América Latina. Recomenda-se que a visitação seja agendada com um guia.

Parque Lacustre: Situado no centro de Castro, abriga vários lagos que forma a nascente do Iapó. É também uma área de lazer e entretenimento onde se pode praticar esportes e caminhadas num ambiente tranqüilo e em contato com a natureza.

Queda do Pulo: É uma das quedas do Rio Iapó. Pode ser acessada em uma das descidas de rafting, ou pela estrada Castro-Tibagi, no quilômetro 90. São mais 12 quilômetros de estradas de terra até a queda.

Rio Iapó: São 45 quilômetros de descida dentro do Cânion Guartelá, realizada em dois dias. O acampamento é montado em um banco de areia no meio do percurso. A descida alterna corredeiras de classes II a IV. Nas nível IV são realizados portage, onde o bote é transportado pela margem de um ponto ao outro por meio de um cabo, enquanto seus integrantes atravessam por trilha até o local apropriado para novo embarque. Existe a opção de descidas em trechos menores.

Salto Cotia: Com acesso pela rodovia Castro-Tibagi, no quilômetro 20, o Salto Cotia é um local indicado para banho e prática de rapel e cascading. Um paredão de 40 metros proporciona descida no seco ou debaixo de uma cachoeira.

Trilha na Fazenda Capão Alto: Centro histórico tombado formado por casas coloniais e trilhas curtas para caminhada até a beira do Rio Iapó.

 

http://webventure.estadao.com.br



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.