Região: Nordeste
Estado: Bahia
Município: Prado
Bioma: Floresta Atlântica
Área:21.129 ha
Criação: (20/04/1999)
Unidade de Proteção Integral
O grande interesse em transformar esta área em unidade foi devido ao fato de estar nela um dos últimos remanescentes de Floresta Atlântica do Sul da Bahia e pela região apresentar grande potencialidade para o desenvolvimento do ecoturismo.
A unidade fica próxima ao rio Cahy, que foi o primeiro ponto de fundeio da armada de Cabral na ocasião do descobrimento do Brasil. Historicamente, tem-se o conhecimento que o local era habitado por etnias que deram origem aos índios Pataxós.
Possui uma de área 21.129 ha. Está localizado no estado da Bahia, no município de Prado (porção sul da Bahia). O acesso é feito pela BR-101 até Itamaraju, daí toma-se a rodovia que leva à cidade de Prado, no litoral. A unidade fica a 800 Km da capital. A unidade ainda não está aberta à visitação.
O clima é úmido tropical, clima de floresta quente e úmida, sem caracterizar uma situação de seca. Os solos são do tipo areno-argilosos, com textura arenosa e o relevo é predominantemente plano.
Foram registrados na região muitas espécies inclusas na lista oficial das ameaçadas de extinção, das quais se destacam: a onça pintada (Panthera onca) e a harpia (Harpia harpija).
Infra-estrutura disponível: 1 Mitsubishi (1999). O restante da infra-estrutura usada por esta unidade pertence ao PARNA de Monte Pascoal.
Ibama – www.ibama.gov.br