Parque Nacional da Serra do Cipó

Região: Sudeste

Estado: Minas Gerais

Município: Itambé do Mato Dentro, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Conceição do Mato Dentro

Bioma: Cerrado

Área: 31.010 ha

Criação: Decreto n.° 19.278 (03/07/1977) e Decreto 90.223 (25/09/1984)

Unidade de Proteção Integral

É um belo conjunto de montanhas, rios, cachoeiras e campos, com relevo acidentado e altitudes que variam entre 700 e 1.700 metros.
    
É um dos lugares, na serra mineira, onde a natureza abriga a maior variedade de plantas e flores do mundo. Estas flores são adaptadas a altas temperaturas, guardando água e nutrientes em suas folhas para suportarem a estiagem do sertão.

As flores são a maior atração do parque. A melhor época para visitação é de maio a agosto, quando o clima é seco e a temperatura é agradável. As flores permanecem floridas o ano inteiro.

Nos três diferentes tipos de vegetação (mata de galeria, nos vales, e ao longo dos rios ), encontra-se uma grande diversidade de árvores frondosas, árvores de pequeno porte, como o murici, o pau-terra, exemplares de campos rupestres, cobertos por flores coloridas, como a sempre-viva (Paepalantus sp.), (Paepalanutus robustos), a canela-de-ema-gigante Vellozia sp.), e orquídeas.

A fauna apresenta espécies ameaçadas de extinção, como o cachorro-do-mato-vinagre, o lobo-guará, tamanduá-bandeira, além de muitos répteis e anfíbios como a perereca-de-pijama.

Os visitantes podem apreciar vários ambientes de grande beleza, como a Cachoeira da Farofa que tem mais de 70 metros de queda livre, a Cachoeira da Braúna, a dos Confins, a da Bocaína e das Andorinhas, o Cânion das Bandeirinhas, cujo leito é profundo e com paredes rochosas verticais onde corre um ribeirão, o Rio Cipó, entre outros cursos de água que formam cachoeiras e corredeiras.

Há outros pontos marcantes, como a Lagoa Comprida, rica em peixes, ou as serras que se destacam pela sua beleza exótica, como a Serra da Bandeirinha, do Salitreiro, Cabeça de Boi, Lagoa Dourada, da Garça e a Serra dos Confins. O local é composto por cerrado ou campos rupestres de altitude.

O acesso é feito pela rodovia MG-010, a 120 Km de Belo Horizonte. O parque tem infraestrutura para hospedagem de visitantes. Em seu entorno ou nas cidades mais próximas, como Lagoa Santa e Vespasiano, existem hotéis e pousadas.

Ibama – www.ibama.gov.br