Parque Nacional da Pedra Azul

Região: Sudeste

Estado: Espírito Santo

Município: Domingos Martins

Bioma: Campos Rupestres

Área: 131.868 ha

Criação:

Unidade de Proteção Integral

O acesso é feito  pela BR-262. Há alguns trechos de serra e neblina, mas a estrada é bem sinalizada e está bem conservada. O clima na região é ameno, com temperaturas que variam de 24 graus, no verão, a menos de 0 grau, no inverno.

Sua fauna é muito rica, possuindo diversas espécies, tais como: macaco-prego, tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, tucano, veado, sabiá, além de animais ameaçados de extinção como o sagui-da-serra, a onça-pintada e o barbado.

A flora local inclui a vegetação rupestre (que se desenvolve sobre as pedras) e matas influenciadas pelo alto regime das chuvas localizadas acima de 1.500 metros de altitude, onde se encontram espécies como orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, além de várias espécies de canela.
Caminha-se 480 metros, que podem ser facilmente vencidos em 15 minutos. A uma altitude de 250 metros, pode-se contemplar o Caparaó e o Parque Estadual Forno Grande.

Trilha das Piscinas
Para alcançar as nove piscinas naturais da pedra, formadas por geladas nascentes de rios dentro de rochas e escavadas pela ação das águas, é preciso ter um pouco mais de fôlego. Há um trecho de 95 metros em que é necessário subir com a ajuda de uma corda inclinada a 45º.

Trilha da Pedra Azul
Até esta trilha são 945 metros e o visitante tem contato direto com o paredão rochoso de 500 metros de altura, que está sendo desbravado por escaladores experientes, para que no futuro todos possam fazer esta via.

Ibama – www.ibama.gov.br