Estação Ecológica de Uruçuí-Una

Região: Nordeste

Estado: Piauí

Município: Ribeiro Gonçalves e Uruçuí

Bioma: Cerrado

Área: 135.000 ha

Criação: Decreto n.º: 86.061 de 02.06.1981

Unidade de Proteção Integral

A unidade é importante área do ecossistema do Cerrado e protege várias espécies ameaçadas de extinção. Criada em área doada pelo Estado, encontra-se hoje bastante ameaçada, dada a sua localização dentro da última fronteira agrícola em expansão para a produção de grãos. Está  localizada no sul do estado do Piauí, no município de Baixa Grande do Ribeiro, desmembrado de Ribeiro Gonçalves, entre os rio Uruçuí-Una e Riozinho. O acesso à unidade é feito pelas BR-343 e BR-135, até a cidade de Bom Jesus, seguindo por estrada vicinal por mais 100 Km até a Estação. A unidade está cerca de 800 Km de distância da capital.

Clima tropical sub-úmido quente, temperatura máxima de 34° C e mínima de 20° C. A área caracteriza-se pela existência de grandes chapadas, vales e rios perenes e intermitentes. As escarpas dos vales que recortam as chapadas são formadas de arenito rosa avermelhado atingindo, algumas vezes, grandes alturas.

A cobertura florestal no alto das chapadas é formada principalmente pela vegetação típica de Cerrado. Nos vales há Matas de Galeria onde observa-se veredas.

A fauna apresenta-se muito variada, dentre as espécies ameaçadas tem-se: lobo-guará, veado-galheiro, tamanduá-bandeira, araponga-de-asa-preta, raposa, arara-azul, ararajuba, tatus e caititus.

Desmatamento de grandes áreas para o plantio, tanto fora da unidade por proprietários, como dentro por posseiros e o uso de fogo constituem as principais ameaças ao ecossistema da Estação, onde cerca de 76 famílias de posseiros habitam. Há também o repasse de posses à proprietários que desmatam extensas áreas para plantio de arroz e soja em seu entorno, com impactos diretos sobre a Estação. Foi aberta uma estrada clandestina de 30Km de extensão cortando a Estação sem nenhuma avaliação de impacto.

Ibama – www.ibama.gov.br