• Baixo custo da matéria-prima
• Tecnologia conhecida há anos, sendo seguras nos processos de mineração e beneficiamento do amianto. Entre os cuidados tomados está o controle de desmonte de bancas (implosões), a umidificação do minério movimentado e de todas as vias de rodagem, o enclausuramento dos equipamentos de moagem e a cobertura vegetal das bancas de rejeito.
• Pequeno consumo de energia na extração e na transformação.
• Mínimo impacto ambiental: as fábricas trabalham em circuito fechado, com rejeito zero, não liberando quaisquer resíduos com amianto crisotila no meio ambiente e estão dentro dos parâmetros de fábricas “ecológicas” ou “ambientalmente corretas”.
• Baixo custo para o consumidor final: as tradicionais telhas e caixas d’água de fibrocimento com amianto crisotila são de extrema importância para o Brasil. O custo reduzido desse material facilita o acesso da população, principalmente de baixa renda, deficitária em habitação e saneamento básico.
• Geração de empregos. No Brasil, o amianto crisotila beneficia cerca de 170 mil pessoas da cadeia produtiva, incluindo profissionais das indústrias de beneficiamento do amianto crisotila e dos setores de distribuição e de revenda.
• Exportação. A exportação da produção de amianto crisotila gerou em 2008 divisas da ordem de US$ 78.188.847,57 milhões por ano. Quaisquer restrições ao uso do amianto crisotila causariam prejuízos elevados à balança comercial brasileira, da ordem de US$ 180 milhões/ano com a importação de PVA, celulose e microssílica utilizados como substitutos ao mineral na fabricação, principalmente na fabricação de telhas e caixas dágua de fibrocimento,. O país também ficaria refém das variações cambiais da moeda norte-americana e das oscilações do mercado petrolífero. E veria o preço total da construção civil aumentar cerca de 30% em relação à mesma cobertura contendo amianto crisotila, com uma durabilidade dos produtos reduzida em mais de 60%.
• Não introdução de fibras sintéticas na produção. Fibras estas, muitas vezes com desconhecidos impactos ambientais e sobre a saúde do homem.
ABREA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS EXPOSTOS AO AMIANTO. Amianto ou Asbesto. Disponível em: . Acesso em: 02 de Março. 2009. Amianto Crisotila. Folha de Dados. Disponível em: http://www.crisotilabrasil.org.br/site