A União Mundial para a Natureza (UICN), criada em Novembro de 1948, é uma Organização Internacional que congrega instituições governamentais e não governamentais em volta da problemática da integridade e diversidade da natureza. A UICN guia-se pelo princípio de equidade e do uso ecologicamente sustentável dos recursos naturais. A União, tem um secretariado com mais de 930 profissionais baseados em mais de 40 países.
A UICN liderou um grande número de iniciativas ambientais à escala mundial nos últimos 45 anos. Em parceria com a UNEP e a WWF produziu o documento original sobre a Estratégia Mundial da Conservação (World Conservation Strategy, 1980) bem como, a versão mais atualizada intitulada “caring for the earth: A Strategy for Sustainable Living” (IUCN / UNEP, 1991). Preparou o texto da Carta Mundial para a natureza adaptado pela Assembléia Geral da Nações Unidas em 1982. Iniciou o processo que culminou com a formulação da Convenção sobre as Terras Húmidas/RAMSAR, a Convenção Internacional para o Comércio de Espécies em Perigo de Extinção (CITES) e a Convenção sobre a Diversidade Biológica. Assistiu mais de 50 paises na preparação de estratégias nacionais de conservação. Publicou o livro vermelho sobre espécies em perigo de extinção e planos de ação para a sua conservação (Red Data Book).
Membros:
A UICN conta com mais de 850 membros espalhados por mais de 130 países. Os membros constituem o elemento catalizador para o desenvolvimento do programa de atividades da União. É nas conferências de membros ao nível dos comites nacionais e regionais que se definem as políticas e prioridades que servem de suporte à formulação e implementação do programa de atividades. Seis Comissões com 9000.
Voluntários:
Alguns dos mais destacados cientistas e especialistas do mundo contribuem no trabalho da UICN, como voluntários, das suas comissões especializadas em:
– Manejo de ecossistemas
– Educação e comunicação, econômica e social
– Política ambiental, econômica e social
– Legislação ambiental
– Áreas protegidas
– Sobrevivência de espécies
Fonte:http://www.uicn.org