Foi lançada na primavera de 2006.
ISO 14064 é um protocolo independente, para contabilização voluntária de gases de efeito estufa, e é politicamente neutra. A norma ISO 14064 é constituída por três partes, conforme descrição abaixo:
* ABNT NBR ISO 14064 – Parte 1 – Especificação e orientação a organizações para a quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases de efeito estufa;
* ABNT NBR ISO 14064 – Parte 2 – Especificação e orientação a projetos para quantificação, monitoramento e elaboração de relatórios das reduções de emissões ou da melhoria das remoções de gases de efeito estufa;
* ABNT NBR ISO 14064 – Parte 3 – Especificação e orientação para validação e verificação de declarações relativas a gases de efeito estufa.
Diferentemente do GHG Protocol, que tem orientações específicas sobre quais ferramentas e métodos de contabilidade para uso, ISO 14064 dá orientações sobre o que fazer, mas sem enunciar requisitos exatos. Os requisitos são normalmente enunciados apenas em termos gerais. Por exemplo, a ISO aponta que a adicionalidade precisa ser levada em conta, mas não necessita de uma ferramenta específica ou teste de adicionalidade a ser utilizado.