Ambiente Mudanças Climáticas

ISO 14064 - inventários

A ISO 14064 foi desenvolvida durante vários anos pela Organização Internacional de Normalização (ISO).

Envie para um amigo

Foi lançada na primavera de 2006.
ISO 14064 é um protocolo independente, para contabilização voluntária de gases de efeito estufa, e é politicamente neutra. A norma ISO 14064 é constituída por três partes, conforme descrição abaixo:

    * ABNT NBR ISO 14064 – Parte 1 – Especificação e orientação a organizações para a quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases de efeito estufa;
    * ABNT NBR ISO 14064  –  Parte 2  –  Especificação e orientação a projetos para quantificação, monitoramento e elaboração de relatórios das reduções de emissões ou da melhoria das remoções de gases de efeito estufa;
    * ABNT NBR ISO 14064 – Parte 3 – Especificação e orientação para validação e verificação de declarações relativas a gases de efeito estufa.

Diferentemente do GHG Protocol, que tem orientações específicas sobre quais ferramentas e métodos de contabilidade para uso, ISO 14064 dá orientações sobre o que fazer, mas sem enunciar requisitos exatos. Os requisitos são normalmente enunciados apenas em termos gerais. Por exemplo, a ISO aponta que a adicionalidade precisa ser levada em conta, mas não necessita de uma ferramenta específica ou teste de adicionalidade a ser utilizado.

http://www.global-greenhouse-warming.com/ISO-14064.html



Publicidade

Resolução míninina de 1024 x 768 © Copyright 2000-2017 Todos os direitos reservados. O conteudo deste Site é de propriedade do Ambiente Brasil S/S Ltda. Nenhuma parte poderá ser reproduzida sem permissão por escrito do Portal.