Tarefa e Atribuições da Gestão Ambiental Empresarial

São as seguintes tarefas e atribuições da Gestão Ambiental Empresarial:

  • Definir política/diretriz ambiental para a empresa holding/matriz e demais unidades.
  • Elaborar objetivos, metas e programas ambientais globais e específicos para ação local.
  • Definir a estrutura funcional e alocar pessoas qualificadas.
  • Organizar um banco de dados ambientais.
  • Montar um sistema de coleta de dados ambientais definidos por unidade.
  • Medir e registrar dados ambientais, por exemplo:
    • consumo de água, energia e combustível;
    • geração de resíduos, lixo e despejos;
    • emissões e imissões de poluentes;
    • consumo de diversos (papel, impressos, plásticos, produtos de limpeza, etc).
  • Elaborar relatórios ambientais específicos de áreas críticas (pode envolver análise de risco).
  • Fazer um inventário de leis, normas e regulamentações ambientais.
  • Fazer inspeções ambientais isoladas em unidades críticas.
  • Implantar e fazer monitoramento ambiental.
  • Elaborar e implantar programas de gestão ambiental.
  • Implantar e executar treinamento e conscientização ambiental em diferentes setores e níveis organizacionais.
  • Divulgar informações e resultados ambientais para mídia e propaganda.
  • Definir e implantar prêmios e concursos ambientais internos e externos.
  • Elaborar e divulgar orientações ambientais para fornecedores, consumidores, funcionários e acionistas.
  • Fazer a avaliação de impactos ambientais nos termos legais para implantação, operação, ampliação ou desativação de empreendimentos.
  • Emitir relatórios de desempenho ambiental.
  • Propor e executar ações corretivas.
  • Fazer auditoria ambiental espontaneamente e/ou por exigência legal.

É recomendável que a organização defina suas prioridades ambientais, os objetivos e as responsabilidades para que o sistema de gestão ambiental e as atividades diárias a ela relacionadas realmente possam ser viabilizadas.

Redação Ambiente Brasil