ISO 14.011-1

Introdução

Organizações de todos os tipos têm necessidades em demonstrar sua responsabilidade ambiental. O conceito de Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e as práticas associadas de auditoria ambiental têm avançado como uma das formas de satisfazer tal necessidade. Estes sistemas pretendem ajudar uma organização a estabelecer e continuar a atender sua política, objetivos, normas e outros requerimentos ambientais.

A ISO 14.011 oferece procedimentos para a condução de auditorias de SGA. É aplicável a todos os tipos e tamanhos de organizações que operam um SGA.

Referências Normativas

As seguintes Normas contêm provisões que, através de referências constantes deste texto, constituem provisões da 14.011:

ISO 14.001 Sistemas de Gerenciamento Ambiental Especificações com Guia para Utilização
ISO 14.010  Diretrizes para Auditoria Ambiental  Princípios Gerais de Auditoria Ambiental
ISO 14.012  Diretrizes para Auditoria Ambiental Critério de Qualificação de Auditores Ambientais

Definições

Para os propósitos da Norma ISO 14.011, as definições oferecidas nas normas ISO 14.010 e ISO 14.001 são aplicáveis, junto com as seguintes definições:

  • Auditoria de Sistema de Gestão Ambiental
  • Um processo de verificação sistemático e documentado para, objetivamente, obter e avaliar evidências que determinam se o Sistema de Gestão Ambiental de uma organização atende aos critérios de auditoria de SGA e para comunicar os resultados deste processo ao cliente.
  • Requerimentos derivados da política, práticas, procedimentos e outros elementos, conforme considerado pela ISO 14.001 e, se aplicável, quaisquer outros requerimentos adicionais do SGA, contra os quais o auditor compara as evidências coletadas sobre o objeto.

Redação Ambiente Brasil