Programa Geoma – Geoprocessamento da Região Amazônica

 

 

q

O Programa Geoma (Geoprocessamento da Região Amazônica), constituído de uma rede temática de pesquisa em modelagem ambiental da Amazônia, tem o objetivo de apresentar dados geoambientais capazes de auxiliar as políticas de desenvolvimento para a região amazônica, levando em conta a gestão territorial.

O Programa desenvolverá modelos computacionais inéditos capazes de predizer a dinâmica dos sistemas ecológicos e sócio-econômicos em diferentes escalas geográficas, permitindo um melhor balizamento das ações de desenvolvimento sustentado da Amazônia nos níveis local, regional e nacional.

Composto por sete instituições vinculadas ao MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), a rede reunirá profissionais de diversas áreas do conhecimento: matemática computacional, economia, informação geográfica, sensoriamento remoto, ecologia, demografia e meteorologia, entre outras, para gerar informações e conhecimentos aplicáveis às políticas públicas voltadas à questões ambientais.

O Programa Geoma é mais um exemplo da utilização da ciência e tecnologia como instrumento de efetiva cooperação nacional.

Participam dessa iniciativa como apoiadores: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

 

Outras informações pelo telefone (91) 219-3312.

MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia)

http://www.mct.gov.br