Produção de Sementes Melhoradas

A propagação dos resultados obtidos com o melhoramento genético florestal pode ocorrer através de sementes, ou através de estacas (clonagem) a partir do material selecionado.

As sementes melhoradas podem ser obtidas das seguintes formas:

  •    Área de Coleta de Sementes (ACS)
  •    Área de Produção de Sementes (APS)
  •    Pomar de Sementes Clonal Testado (PSCT)
  •    Pomar de Sementes por Muda (PSM)
  •    Desenvolvimento dos Pomares
  •    Produção de Estacas (Seed Stand)

Área de Coleta de Sementes (ACS)

Povoamento comercial onde se coletam sementes dos melhores indivíduos para utilização massal. Caracterizado por ser a mais simples forma de produção de sementes melhoradas, implica em baixa intensidade de seleção (cerca de 1:10) e seleção fenotípica no lado feminino.

Área de Produção de Sementes (APS)

Povoamento onde houve seleção e desbaste, removendo-se as árvores com características de qualidade inferior, deixando-se apenas os melhores indivíduos para o cruzamento. É a forma mais utilizada. A intensidade de seleção também é baixa (1:10) e a seleção fenotípica ocorre dos dois lados (feminino e masculino).

Pomar de Sementes Clonal Testado (PSCT)

É uma plantação de árvores com genótipo selecionado através de um teste clonal, estabelecida através da propagação vegetativa. Recebe um manejo diferenciado para o florescimento e produção abundante de sementes, através de tratos culturais específicos. Apresenta melhor resultado devido à maior intensidade de seleção (cerca de 1:5000) e porque trabalha com a seleção genética, no lugar da fenotípica, e nos dois lados (feminino e masculino). A dificuldade desta forma de produção para algumas espécies é a enxertia.

Vantagens

  • Os genótipos das árvores produtoras de semente são conhecidos e somente são utilizados os superiores.
  • O florescimento se inicia mais rapidamente em função da idade fisiológica.
  • O pomar pode ser implantado em local mais conveniente, mais econômico e mais produtivo.

Desvantagens

  • Apenas um ciclo de seleção é obtido na operação.
  • Há restrição da base genética.
  • Existem possíveis dificuldades na propagação.

Contudo a possibilidade de cruzamentos entre indivíduos aparentados é mínima e os genótipos superiores podem ser repetidos diversas vezes.

Pomar de Sementes por Muda (PSM)

É uma plantação de árvores selecionadas geneticamente através de um teste de progênies, estabelecida através de mudas oriundas de sementes. Recebe um manejo diferenciado para o florescimento e produção abundante de sementes, através de tratos culturais específicos. Assim como o PSCT, resulta em sementes de melhor qualidade que as ACS’s e APS’s, porque a seleção também é genética em vez de fenotípica.

Este tipo de pomar requer a existência de teste de progênie.

Vantagens

  • Quando as características de interesse se manifestam em idade jovem.
  • Quando a espécie floresce precocemente.
  • Quando a propagação vegetativa é difícil.

Neste caso, tem-se dois ciclos de seleção em uma operação e é possível manter uma base genética mais ampla, a partir de um maior número inicial de pais.

Desvantagens

Como o PSM surge a partir de desbastes em testes de progênie, torna-se desvantajoso quando:

A avaliação das progênies (teste) e a produção de sementes são dificilmente obtidas no mesmo local e, como os testes de progênie são feitos para as seleções originais, e não para os indivíduos que constituem o pomar, os genótipos dentro do pomar de produção não são conhecidos.

Em função do delineamento do teste e dos desbastes realizados, existe o problema de cruzamento entre parentes, principalmente quando se utiliza sementes de polinização aberta. Ocorre ainda que, se a espécie apresenta floração demorada, este processo não pode ser acelerado como ocorre na enxertia e, ao contrário do que ocorre na produção de sementes através de clones, um genótipo superior é representado por somente uma árvore.

Desenvolvimento de Pomares de Sementes

melhoramento

Produção de Estacas

Estacas (cuttings) são segmentos de folhas, ramos, secções do caule ou raiz, tratadas com a finalidade de promover o enraizamento.

Muito comum no caso dos gêneros Eucalyptus e Populus, a propagação na forma de estacas apresenta a vantagem de obtenção de maiores ganhos em pouco tempo. Neste caso trabalha-se com a herdabilidade no sentido amplo, ou seja, sem cruzamentos. Plantios comerciais estabelecidos a partir de estacas apresentam maior homogeneidade, maior sobrevivência e maior produtividade.

Redação Ambiente Brasil